Muitas pessoas em tempos de crise param para rever seus planos futuros de se manter no mercado de trabalho ou empreender. A difícil decisão está em encontrar um mercado sólido que não seja tão afetado por estoque perecível, modismos, coleções, ou mesmo por altos custos de ocupação e operação.
Poucos sabem mas é assim que se comporta o mercado de casa & construção, que vem crescendo nos últimos anos e segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), atingiu os 10% de aumento do faturamento. Este segmento oferece segurança aos seus franqueados pelo baixo custo de franquia, operação simplificada, estoque duradouro além de um mercado em plena ascensão.
Nassim Katri, fundador da rede varejista e franqueadora Pinta Mundi Tintas explica otimista o modo operacional de seu modelo. “Nosso negócio foi desenvolvido desde o início com foco em baixo custo operacional e de ocupação. Isso traz mais segurança ao franqueado de não ter que lidar em tempos de crise com aluguéis altos ou folha de pagamento inflada. Ainda tem a facilidade de manter um estoque que é válido em média de 2 a 3 anos. A empresa tem mais de 30 anos de experiência neste mercado e já passou por outras crises e epidemias.“, conta.
“Temos o papel de orientar o franqueado na gestão do seu negócio seja nos momentos de pico de vendas ou nas crises. Nosso foco está no lucro do franqueado, pois este modelo de negócios da um excelente ganho de escala quando ele opera duas ou mais lojas. Ninguém abre um segundo negócio se não estiver satisfeito com o primeiro”, afirma Shirleine Diniz, gerente de expansão da marca.