O número de feriados nacionais em 2020 tem sido assunto recorrente nos setores da economia. O Carnaval abre, no final do mês, a série de 11 folgas em dias da semana, sendo seis que poderão ser emendadas com sábado e domingo. Segundo um levantamento realizado pela Fecomercio-SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), o varejo brasileiro deve deixar de faturar R$ 11,8 bilhões este ano. Na contramão, a Halipar (Holding de Alimentação e Participações), detentora das marcas Montana Grill, Griletto, Croasonho e Jin Jin, prevê um aumento de 20% nas vendas das redes durante os feriados.
“Há um aumento no fluxo de pessoas nos shoppings centers, principalmente das famílias, que buscam entretenimento e lazer, e a alimentação faz parte disso. Por exemplo, as famílias saem para ir ao cinema e fazem a refeição no mesmo shopping. Durante os feriados, os consumidores também aumentam o ticket médio. A expectativa é de que as pessoas gastem 20% a mais em suas compras”, avalia Alecsandro Piton, franqueado do Montana Grill no Shopping Cidade de São Paulo e no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, onde o fluxo de clientes aumenta durante os feriados prolongados.
O turismo nacional deve registrar crescimento durante os feriados. Segundo o Ministério do Turismo, no ano passado, feriados prolongados resultaram em 13,9 milhões de viagens domésticas, injeção de R$ 28,84 bilhões na economia. Isso é sentido também pelas redes da Halipar. “Cidades turísticas, como Rio de Janeiro, Florianópolis e as capitais nordestinas, por exemplo, costumam registrar um crescimento bastante significativo por conta das pessoas que estão em viagem. E, durante os feriados, os franqueados aproveitam para fazer ações locais para atrair ainda mais o público às lojas”, explica Ricardo José Alves, CEO da Halipar.