Enquanto a economia brasileira ainda caminha a passos lentos, visto que o PIB do país cresceu apenas 1% nos últimos 12 meses encerrados em junho, a rede de franquias Morana – do Grupo Ornatus, especialista em gestão de franquias – registra aumento de 10%, no acumulado de 2019. “Foi um ano de mudanças da porta para dentro, mais do que da porta para fora”, comenta Danilo Assumpção, do Comitê Executivo do Grupo Ornatus.
Um dos motivos desse expressivo crescimento dos últimos meses foi o lançamento da nova plataforma de pronta-entrega para os franqueados, que começou a ser utilizada há pouco mais de um ano e que vem trazendo grandes resultados para a marca. Toda semana, a franqueadora disponibiliza cerca de 50 novidades em produtos para seus franqueados e o sistema sugere um pacote de compras para os franqueados, com base no histórico de vendas da unidade e na gestão do estoque. “A tecnologia nos permite ser mais assertivos com os pedidos que vão para as franquias”, diz Danilo. O executivo ainda ressalva que, dessa forma, o franqueado economiza tempo, já que só precisa aceitar a sugestão do sistema ou fazer pequenas alterações no pedido semanal. “Entendemos que a franqueadora tem mais conhecimento das tendências de moda e assim calcula melhor os riscos das compras. Isso, aliado à tecnologia, melhora a assertividade do sortimento oferecido às franquias”, afirma.
Nos últimos anos, a agilidade nas entregas para as lojas também ganhou o seu espaço e grande importância para a empresa. Dependendo da região do Brasil, a organização garante que os pedidos podem ser entregues em 48h. “Essas mudanças fazem grande diferença para o nosso público e são as principais razões do crescimento alcançado este ano”, destaca Jae Ho Lee, fundador do Grupo Ornatus.
Morana: maior rede de franquias de bijuterias do país
Fundada em 2002, por Jae Ho Lee, a rede de franquias de bijuterias e acessórios femininos Morana chega ao final de 2019 com, aproximadamente, 300 lojas em operação. A meta é abrir, pelo menos, mais 30 unidades em 2020 e alcançar 400 franquias em três anos.
O projeto de expansão tem como foco a interiorização da marca e espaços para lojas de rua. “Cidades com mais de 70 mil habitantes são locais de grande potencialidade e com muitas oportunidades para nós”, destaca Jae.
Abrir uma franquia da Morana requer investimento total de, aproximadamente, R$ 300 mil. Em 2012, a marca lançou a Morana Light, com o objetivo de atender cidades do interior do país. Com investimento mais baixo – a partir de R$ 230 mil -, esse modelo de franquia foi desenhado para cidades com população entre 70 mil e 200 mil habitantes. Foram feitas pequenas mudanças no projeto arquitetônico e, principalmente, no estoque da loja, permitindo ao investidor ter uma franquia com os seus devidos diferenciais característicos em cidades com potencial econômico.
Candidatos a franqueados têm ainda a opção do quiosque, um desenho que possibilita visibilidade da marca em locais estratégicos de alto fluxo, como shopping centers e centros comerciais. Para promover a mesma experiência de compra de uma loja tradicional, a cliente pode circular pelo interior do quiosque e experimentar as peças antes de comprá-las. O investimento inicial é a partir de R$ 105 mil.
Ao longo de sua história, a Morana vem acumulando prêmios, entre eles o Selo de Excelência em Franchising da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o TOP 25 do Franchising Brasileiro e o Prêmio ABF Franqueador do Ano, além do título de Melhores Empresas para Trabalhar, do Great Place to Work.
Balonè, Love Brands e Little Tokyo completam o portfólio do Grupo Ornatus
Criada em 2007, a Balonè Fashion Bijoux é uma rede de franquias de bijuterias e acessórios femininos focada no universo fashion. Com isso, acompanha de perto as tendências de moda, faz uma curadoria levando em conta as principais apostas da estação e apresenta novidades semanalmente às suas consumidoras.
Além das lojas exclusivas Balonè, a marca também expõe seus produtos na rede de franquias Love Brands, uma co-branding de Balonè, Chilli Beans, Puket e Imaginarium criada em 2012.
A Love Brands surgiu para atender regiões com até 200 mil habitantes, onde não costuma haver shopping center. É uma loja de presentes, em que o consumidor encontra produtos das quatro marcas parceiras.
Assim, a Balonè conta com mais de 70 unidades abertas, em diferentes cidades do Brasil.
Completa o portfólio de marcas do Grupo Ornatus o restaurante de culinária japonesa Little Tokyo, que além de oferecer ao cliente a degustação da boa e requintada gastronomia japonesa, permite apreciar objetos decorativos e é um verdadeiro empório de compras de utensílios, ingredientes e guloseimas vindos do Japão. Atualmente, o Little Tokyo possui uma operação no Park Shopping São Caetano, região do (ABC Paulista e o grupo está estudando a possibilidade de abrir franquias em um futuro próximo.
Por ser um grupo especializado em gestão de franquias, as marcas criadas por Jae Ho Lee são de diferentes setores, desde bijuterias até alimentação, porém todas elas possuem algo em comum e com muita excelência, que é o sistema de franchising por trás de toda a administração. “Ficamos de olho na necessidade do consumidor ou em desejos que não estão sendo atendidos adequadamente e, a partir daí, cria-se o negócio”, afirma.