Casal maranhense investe em franquia de orgânicos para driblar a crise

Michelle e Flavio Carvalho, casal que vive em São Luis, capital do Maranhão, não imaginava – até pouco tempo atrás – que seus hábitos de vida saudável pudessem se tornar fonte de renda para a família. Ela é psicóloga e professora universitária. Ele é administrador de empresas e triatleta. Ambos sempre gostaram de cuidar da alimentação e da saúde, fazem questão de cultivar bons hábitos e já transmitem esses costumes aos filhos de 9 e 6 anos. De acordo com Michelle, as crianças não sabem que sabores têm refrigerantes e biscoitos recheados. Uma raridade nos dias de hoje.

O fato é que o gosto pela alimentação saudável e a busca por conhecimento nessa área vem sendo útil para garantir, também, a saúde financeira da família Carvalho. A crise econômica que se instalou no Brasil trouxe efeitos negativos para a economia em geral. Com ela, veio também o senso de oportunidade. No caso do casal, isso foi conquistado quando aliaram o conhecimento de gestão empresarial ao estilo de vida saudável levado pela família, bem como a vontade de trabalhar com um negócio que trouxesse mais qualidade de vida às pessoas, com mais oportunidade de apresentação de novos produtos para o mercado local e conceitos de vida saudável para a cidade de São Luis.

Então, Flávio e Michelle resolveram pesquisar o mercado e buscar alternativas para empreender. Optaram pelo franchising, uma vez que o mercado de produtos orgânicos e saudáveis é relativamente novo em nosso país, produtos inovadores surgem praticamente todos os dias e o respaldo de uma franqueadora traria mais conforto, segurança e tempo para desenvolver ações locais – uma das estratégias que proporcionou resultados significativos ao negócio. “Concordamos que seria bom ter o respaldo de uma franqueadora, com um modelo já testado e com resultados comprovados”, explica Michelle.

As pesquisas de mercado e de modelos de negócios levaram o casal à Terra Madre – Orgânicos e Saudáveis, rede de empórios que oferece produtos orgânicos e saudáveis para atender aos mais variados públicos, seja por restrição alimentar, busca por bem-estar, estética, etc. A identificação com o conceito do negócio foi o primeiro passo para o empreendedorismo e fator decisivo para fazer com que a unidade – a primeira da marca goiana em solo maranhense – se destacasse entre as outras 16 lojas da rede pela excelente performance.

O investimento de Michelle e Flavio para a abertura da primeira franquia Terra Madre – Orgânicos e Saudáveis em São Luis (MA) foi de, aproximadamente, R$ 280 mil. O retorno do investimento aconteceu em 20 meses. O casal atribui o sucesso da marca na cidade a uma série de fatores. “O mix de produtos é excelente e entendemos que nosso conhecimento, vivência e costumes relacionados à alimentação saudável contribuem bastante para isso, uma vez que conseguimos passar informação de qualidade, e com muita propriedade, sobre os produtos aos nossos clientes”, explicam. Além disso, um outro ponto fundamental faz parte da gestão da unidade: há um trabalho muito importante de parceria estabelecido com academias, nutricionistas, médicos e outros profissionais e estabelecimentos da região, o que colabora bastante para o rendimento da loja.

Michelle conta, ainda, que as colaboradoras da loja são constantemente incentivadas a conhecer os produtos, experimentá-los e até recebem premiações por metas de vendas alcançadas. “Neste mês, por exemplo, a colaboradora que alcançar os melhores resultados ganhará três meses de crossfit”, celebra a empreendedora, que acredita que o engajamento da equipe impacta diretamente na produtividade e, logo, em vendas.

Os bons resultados obtidos por Michelle e Flavio à frente da Terra Madre – Orgânicos e Saudáveis já fazem os empreendedores traçarem novos planos muito antes do que esperavam. 

CRESCIMENTO POR FRANQUIAS

De acordo com Leila Oda, sócia-fundadora da Terra Madre – Orgânicos e Saudáveis, o conceito de negócio nasceu, em 2014, com o propósito de expandir por todo o país. No ano seguinte, a marca entrou no franchising. “A expectativa é de que tenhamos 50 lojas até 2020”, avalia Leila.

O projeto de expansão prevê o crescimento da rede em espiral, o que significa que as primeiras unidades franqueadas foram abertas no estado de Goiás, berço da marca, e entorno. Hoje, a Terra Madre já chegou aos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão, Distrito Federal, Minas Gerais e Ceará e contabiliza 12 lojas em operação. Os estados em que a rede já chegou permanecem como alvos de interesse da marca, assim como Bahia, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, onde a Terra Madre também quer estabelecer franquias em breve.

O investimento inicial para abertura de uma franquia Terra Madre varia de R$ 280 mil a R$ 320 mil. Essa variação acontece de acordo com as peculiaridades de cada localidade e ponto. O faturamento médio mensal está estimado acima de R$ 120 mil, com retorno do investimento entre 24 e 36 meses.

A franqueadora Terra Madre – Orgânicos e Saudáveis conta hoje com 6 departamentos, que oferecem apoio à rede e atuam em áreas como: Financeiro, RH, Compras, Sistemas e TI, Marketing e Consultoria Comercial. Todas contam com gestores altamente qualificados, para que o suporte ao franqueado, em todos os aspectos da gestão das unidades, seja completo.

“O fato é que saúde não é modismo. É, na verdade, um movimento sem volta. A quantidade de informações disponibilizadas em todos os meios, principalmente internet, tem deixado as pessoas mais conscientes sobre o que comer e, o mais importante, o porquê disso tudo. As pessoas descobriram que gastar um pouco a mais com alimento que trarão benefícios para a saúde é uma inteligente forma de economizar no futuro com medicamentos. O mercado de saudáveis tende a crescer mais e de forma cada vez mais acelerada e o mercado de orgânicos sem dúvida vai acompanhar esse movimento”, finaliza Leila Oda, diretora e fundadora da Terra Madre – Orgânicos e Saudáveis.