Segundo Célio Salles, conselheiro da Abrasel, a tecnologia no mercado de food é essencial por dois fatores: segurança e comodidade para o usuário e para dar ao restaurante tempo para poder focar naquilo que melhor fazem, comida.
Pensando nessa estratégia a Delivery Much (DM), maior app de delivery do interior do Brasil, lançou no último mês sua funcionalidade de rastreamento de entregas.
O projeto foi iniciado ainda em 2018 e durante os últimos 3 meses implementado em unidades piloto. Atualmente está disponível em outras 8 cidades da rede, com a expectativa de chegar a 50 até o fim de 2019.
Segundo Adriano Costenaro, diretor de logística da Delivery Much, só no mês de junho, já foram realizadas mais de 30 mil entregas 100% rastreadas. Costenaro destaca que a atualização dá mais segurança e praticidade ao usuário e também ao restaurante. “Nosso app foi pensado para entregar a melhor experiência de uso ao usuário, mas também à loja.”, explica Costenaro.
Para o CEO da Delivery Much, Pedro Judacheski, a nova funcionalidade é um marco importante para a empresa, pois vai ao encontro do propósito de democratizar e escalar a tecnologia e facilidades de mercado tão comuns em grandes centros, mas que o interior ainda é carente.
“Acreditamos que todos devem poder fazer e acompanhar seus pedidos, não só nos grandes centros, mas também no interior.”, reforça Judacheski
As mudanças provocadas pela tecnologia de delivery no interior, vêm transformando a realidade destas cidades. Na rede, há casos de lojas com acréscimo de até 500% no número de pedidos após a chegada da Delivery Much, geração de empregos e aumento de renda em toda a cadeia de food.
De acordo com o CEO, o foco da empresa é fortalecer o delivery no interior, levando a nova funcionalidade para as franquias atuais e aumentar a capilaridade da empresa com novas unidades em outras cidades, já como uma plataforma full service. “Acredito que lá em Ji-Paraná as pessoas também querem fazer compras, pagar e acompanhar a entrega no conforto do seu lar, e nós não vamos medir esforços para possibilitar isso para todo o interior do Brasil.”.
A menção do CEO a Ji-Paraná não é por acaso, a cidade faz parte das 4 cidades que já possuem entregas rastreadas e assim como muitas cidades do interior não estão no mapa tecnológico de grandes empresas.
Costenaro levanta ser esta realidade um dos principais desafios no processo de democratização do delivery no interior. Ele explica que pelo fato da Delivery Much já estar presente em mais de 180 cidades, com seu aplicativo de delivery, construiu-se uma tecnologia robusta utilizada para mapear estas cidades. “Esta tecnologia própria nos garante dar os próximos passos para rastrear entregas e oferecer uma solução eficiente para as lojas cadastradas.”, completa.
Tecnologia própria para viabilizar entregas
Em geral, empresas como o Uber constroem suas tecnologias de rastreio à base dos dados disponibilizados pelo Google e Waze, contudo, para o interior, apenas essa tecnologia não atendia a demanda, uma vez que nem todas as cidades estão mapeadas de forma consistente e completa.
Catherine Barchet, gerente de projetos da Delivery Much, detalha que para contornar o problema e entregar uma melhor experiência para o usuário e ao restaurante, a empresa buscou desenvolver uma solução tecnológica de validação em 5 camadas.
A tecnologia própria está sendo consolidada com a base nos dados da empresa e cruzamento com dados de GPS e de outras ferramentas já utilizadas no mercado.
“Conseguimos fornecer para os entregadores parceiros a melhor rota combinada para as suas entregas, proporcionando que mais de um pedido saia da loja em direção aos clientes de destino. Consequentemente entregamos otimização para as lojas, e transparência e rapidez para os usuários.”, finaliza Catherine.
Delivery Much: uma solução completa
Surgida de uma carência do mercado, a Delivery Much aos poucos vai evoluindo no braço de entregas em todo o Brasil, entregando aos franqueados e lojas uma solução completa de delivery – mirando atender todos as necessidades dos usuários, indo além do ramo gastronômico.
Bernardo Betim, coordenador de marketing e expansão da Delivery Much, explica os ganhos de avançar na vertical: “o mercado de delivery é repleto de oportunidades e extremamente carente no interior – ambiente que conhecemos muito bem. À medida que vamos avançando nessa direção, oferecemos à nossa rede uma solução full service em delivery para, em breve, oferecer aos nossos usuários a mesma experiência também em outros segmentos, como mercado, farmácia e todas as outras infinitas possibilidades.”
Pedro Judacheski, CEO da Delivery Much, reforça que a iniciativa da empresa visa facilitar a vida de todo mundo que está envolvido de alguma forma com o mercado de delivery mirando relações sustentáveis de longo prazo.
Próximos passos
Com previsão de disponibilizar a funcionalidade em 50 cidades até o fim de 2019, a Delivery Much passará a ter um importante papel social.
De um lado, aliada ao propósito da empresa, a solução irá potencializar ainda mais o empreendedorismo digital no interior do país via a comercialização de franquias digitais, e de outro, irá gerar mais empregos diretos e indiretos, visto que qualquer pessoa pode ser um entregador parceiro.