Cada vez mais adotado pelo mercado de Franchising no Brasil, principalmente no segmento de serviços, o processo de conversão de bandeira é uma das alternativas para quem deseja continuar com o ponto de operação, aproveitar a carteira de clientes e investir em um novo negócio. A maior rede de lavanderias do Brasil segue esta tendência no município de Sorocaba, interior de São Paulo. Até o mês de outubro, a 5àsec passa a ser a marca de duas lavanderias que já atuavam há quatro anos em bairros da região. Com esta novidade, a rede de franquias passa a contar com três unidades em Sorocaba e avança a expansão de forma mais acelerada.
A responsável pelas novas operações será Paloma Negrão Santos. A franqueada atua no mercado de lavanderias há seis anos e teve experiências na área comercial anteriormente. Além de ser cliente, ela tinha um apresso pela marca e pelo tipo de serviço prestado, sempre baseado na excelência dos processos. Ao sair de uma sociedade, buscou uma oportunidade de empreender novamente e encontrou na 5àsec os atributos que procurava para abrir o seu negócio. “Após inaugurar a primeira unidade da rede em Sorocaba, no ano passado, a franqueadora recebeu o contato da responsável por duas lavanderias de uma marca branca. O intuito da empresária era vender as lojas para a franquia. Como tenho preferência nesta região de atuação e temos espaço para crescer, aceitei a proposta na hora. Agora, vamos em busca das adaptações necessárias para abrir as portas totalmente reformulados”, explica a franqueada.
Tais lavanderias já operavam há quatro anos na região. Antes de aceitar a proposta, a franqueadora fez uma análise minuciosa do negócio como um todo: localização, estrutura do espaço, carteira de clientes, equipe de colaboradores, entre outras questões. Com ambos os pontos aprovados, é hora de padronizar tudo: produtos, maquinários, atendimento e, principalmente, a identidade visual. Segundo Paloma, um dos principais desafios é a profissionalização da equipe, que será toda aproveitada. “Iremos investir em treinamentos para que os hábitos antigos sejam esquecidos, mas sabemos que a adaptação leva algum tempo, é normal. Também iremos inserir na rotina das colaboradoras novos serviços que não eram prestados anteriormente e técnicas diferenciadas. Mas isso só trará benefícios, já que todos trabalharão em um ambiente melhor e com mais qualidade”, ressalta.
Entre as vantagens, temos o ponto já conhecido pelos moradores, além da carteira de clientes qualificada que a nova operação herda após a conversão de bandeira. E, como a unidade manterá a mesma equipe, os consumidores já estão familiarizados com as atendentes, fator este que facilita a venda de novos serviços que não faziam parte do portfólio até então. Será um ganho para o cliente, que pode frequentar o mesmo espaço buscando um novo conceito de serviço de limpeza, tendo as roupas tratadas de maneira diferente com o padrão 5àsec de qualidade. A tendência é crescer e conquistar novos consumidores ao longo dos meses, nas regiões do Horto e Campolim, onde estão situadas as lavanderias.
Vantagens não faltam!
Aos que desejam apostar no mesmo movimento, estar inserido em uma rede que é conhecida ou referência no mercado, torna-se um diferencial atrativo. Os benefícios de investir em uma franquia é que os empresários passam a contar com ações de marketing, podem desenvolver melhor a competitividade, com preços menores e prazos de pagamentos diferenciados, além de contar com parceiros e fornecedores estratégicos e homologados, que oferecem atributos necessários para que o serviço seja prestado com total qualidade ao cliente.
De acordo com o diretor comercial da 5àsec, Alex Quezada, um dos muitos benefícios de investir em uma conversão de bandeira é que o franqueado passa a operar uma loja com um nome reconhecido no mercado. No caso da 5àsec, por exemplo, estamos falando de uma marca que é reconhecida nacionalmente e virou referência no segmento. Isso proporciona, inevitavelmente, mais visibilidade ao negócio e confiança aos clientes. “Além disso, passamos a disponibilizar uma gama diferenciada de serviços que pessoas de uma determinada região não conheciam. O poder de negociação com fornecedores homologados também é maior, já que se trata de uma alta demanda da compra de determinados insumos”, relata.
A previsão de crescimento também é mais expressiva, pois grande parte das ações de marketing e campanhas são nacionais, tendo um apelo maior junto ao cliente. Ano a ano, o franqueado conta com todo o apoio e know-how da franqueadora. Isso aumenta bastante as chances de crescimento da unidade se compararmos com um negócio tradicional. Além disso, em grande parte dos casos, o valor de aquisição acaba sendo menor do que começar uma loja do zero.