A Calçados Bibi, pioneira na fabricação de calçados infantis no Brasil, dá continuidade ao plano de internacionalização da marca por meio de franquias. A quarta unidade da rede no Peru foi implantada em Trujillo. A terceira cidade mais populosa do País conta com inúmeras ruínas pré-incas e serve de base para a exploração de sítios arqueológicos pré-incaicos, que têm valor histórico inestimável. Hoje, a marca conta com 119 unidades, sendo sete delas internacionais: três em Lima e uma em Trujillo, no Peru; uma em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia; uma em Quito, no Equador; e uma Bucareste, na Romênia. O plano de expansão da Bibi tem como objetivo fechar o ano com, ao menos, 10 unidades no exterior.
Todas as unidades do Peru são do franqueado, Luis Castro, que iniciou os trabalhos com a Bibi sendo distribuidor local dos produtos exportados para a região. “Para a expansão internacional, sempre buscamos implantar lojas da rede por meio dos parceiros de longa data da Bibi, pois eles têm familiaridade com a marca e os produtos, principalmente pelos diferenciais e valores que praticamos. Além disso, nada melhor que alguém nativo para conhecer o mercado, a cultura e a preferência dos consumidores com mais clareza. Isso nos dá uma vantagem estratégica e competitiva para crescer em outros mercados fora do Brasil”, revela a presidente da Calçados Bibi, Andrea Kohlrausch.
O foco principal, neste momento, são os países da América do Sul. Isso faz parte da estratégia da marca por conta de algumas características semelhantes, que facilitam o envio de produtos e as vendas. Entre eles, podemos citar o clima, a cultura e até mesmo o calendário com as coleções de Primavera/Verão e Outono/Inverno, que são realizadas nas mesmas datas aqui no Brasil. Em breve, a rede de calçados infantis planeja implementar o canal de e-commerce no Peru, graças a forte expansão que vem realizando no País. Além de aumentar a capilaridade da rede e fazer as vendas de calçados infantis crescerem, o intuito é fazer com que a Bibi se torne uma marca global de desejo.
Além disso, a rede conta com um canal de e-commerce no Brasil, que faz parte do projeto “Prateleira Infinita”. Basicamente, há uma integração entre as lojas físicas da Bibi e o canal online. Dessa forma, se o cliente está em uma unidade e deseja um determinado produto que não tem a numeração ou a cor em questão, a atendente pode efetuar a compra pelo e-commerce. Além disso, o cliente pode escolher se quer que a retirada do produto seja na própria loja ou se prefere que a entrega seja em domicílio. O contrário também acontece, ou seja, o cliente pode comprar online e retirar na loja de sua preferência.
Em 2019, a Bibi completou 70 anos de atuação e vai continuar investindo constantemente em inovação, que é uma premissa básica e que está no DNA da empresa. Dessa forma, a expectativa de crescimento na rede de franquias é de 25%. A marca também está presente em mais de 3.500 mil pontos de venda multimarcas e exporta os produtos para mais de 70 países.