Após incursões bem sucedidas com suas lojas em Curitiba e Belo Horizonte, o Porks – rede de pubs especializada em carne suína acompanhada de chope artesanal – abriu sua primeira franquia na capital paranaense: a unidade da Avenida Iguaçu representa apenas o primeiro passo de uma trajetória que deve chegar a 15 lojas ainda em 2019.
“Nessa média, devemos inaugurar uma loja por mês, trabalhando sempre com produtos artesanais locais”, destaca José Araújo Netto, proprietário do Porks. “É uma satisfação para nós inaugurar o franchising pouco menos de dois anos após termos aberto a primeira loja. Vemos o nicho de carne suína como um mercado ainda pouco explorado no Brasil e com um potencial imenso para crescer.”
Atualmente, as três unidades do Porks vendem cerca de quatro toneladas de carne de porco e 25 mil litros de chope artesanal ao mês. O número deve crescer exponencialmente com as novas lojas: o investimento total para a abertura de uma franquia custa em torno de R$ 130 mil, com payback entre 8 e 15 meses. O faturamento médio mensal de cada loja é de R$ 120 mil, com uma taxa de retorno entre 15% e 25%.
“A revalorização da carne de porco é uma tendência em todo o mundo, e o Brasil tem um mercado gigante a ser explorado nesse sentido”, destaca Netto. “Além disso, o diferencial do Porks é o uso reduzido de mão de obra”. A marca conta com parceiro como a mundialmente famosa cervejaria Brooklyn, que tem presença garantida na casa com dois rótulos: a East IPA e a Lager.