Para quem planeja abrir o próprio negócio em 2019, optar pelo segmento de educação pode ser um caminho rentável, segundo pesquisa divulgada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising). Apenas no terceiro trimestre de 2018, o setor cresceu 3,4% em relação ao mesmo período do ano anterior, com receita de R$ 3,071 bilhões (no ano passado, a receita foi de R$ 2,969 bilhões).
Julio Segala, que atua há mais de 20 anos no setor de franquias, acredita que investir na área, além de satisfação financeira, traz uma recompensa pessoal de poder contribuir com o futuro do país. “Trabalhar com educação impacta positivamente a vida das pessoas, e se torna uma missão de vida para muitos empreendedores. A educação é um universo de oportunidades, mas é também uma área bem exigente, de muita responsabilidade”, comenta o Diretor de Marketing do Kumon América do Sul.
Ainda de acordo com o executivo, investir nessa área requer vocação, já que significa participar ativamente da transformação da sociedade. “Considero requisitos fundamentais para o empreendedor dessa área identificar-se com ela e ter vontade de trabalhar com desenvolvimento de pessoas”, afirma. Por ser um investimento em algo intangível, Julio sugere ter em mente algumas dicas antes de empreender. Confira:
Pesquisar as empresas para conhecer bem o produto, a metodologia e os resultados com os alunos. Saber se a rede é bem reconhecida, se tem foco na qualidade do produto e se tem clientes satisfeitos com os resultados é fundamental;
Correr de modismos ou tendências passageiras criadas sem uma base ou um estudo profundo do produto e do modelo de negócio;
O critério financeiro também deve ser levado em consideração. Cheque o montante a ser investido e quais serão os custos fixos e variáveis, além do faturamento previsto. Considere também o tempo médio de retorno do investimento, assim você saberá quanto tempo terá que considerar para se manter com outros recursos até que possa fazer retiradas da empresa.
Buscar não apenas o lucro: atuar na área de educação é participar do desenvolvimento e da formação de pessoas.
Escolher bem a localização. Optar por uma franquia pode ajudar, com estudo de mercado, a entender se a região escolhida para empreender tem potencial.