Segundo dados divulgados neste ano pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), depois de um ano de estabilidade, o crescimento de pontos de venda, modelos de operação e canais de venda não tradicionais (ou seja, além de lojas de rua e shoppings) se mostrou mais presente. Por exemplo, em relação à localização das unidades, a participação da modalidade Outros (que abrange condomínios residenciais e comerciais, universidades e clubes) no total de unidades chegou a 5% em 2018, contra 3% em 2017, enquanto a participação das Lojas de rua e Shopping apresentou queda (de 66% para 65% e de 23% para 21%, respectivamente).
Em termos de modelo de operação, aumentou também a participação da modalidade Outros, que abrange operações Home Based, Delivery e Venda Direta, passando de 3% para 5%, enquanto que as lojas tradicionais caíram de 90% para 88% em participação. Os Quiosques mantiveram a participação de 7%. Por fim, quando analisamos o canal de venda utilizado, a modalidade Outros (Delivery, Venda Direta, Televendas) saltou de 3% para 6%. Cresceu de forma considerável também a participação das lojas franqueadas no faturamento das redes, que antes respondiam por 71% das vendas e agora respondem por 82%.
“Em um primeiro olhar, podemos entender que essa mudança de ponto de venda e modelo de operação é lenta, mas temos que levar em consideração as dimensões continentais do País, que dão grande margem à expansão por meios físicos, e a expressiva base instalada de unidades tradicionais. Esse movimento de maior flexibilidade de canais vem se fortalecendo e tende a ganhar mais tração nos próximos anos. Isso mostra que o franchising não representa apenas um canal de vendas, mas uma plataforma completa de gestão de negócios de forma colaborativa, que pode ser desenvolvida por meio de diferentes canais, inclusive os digitais”, afirma o presidente da ABF, Altino Cristofoletti Junior.
Confira franquias que apostam neste conceito:
– Em 2016, a rede de franquia de comida da fazenda, Divino Fogão, inaugurou a primeira unidade da marca no Aeroporto Internacional Tom Jobim – Galeão, no Rio de Janeiro. A loja, com 138 m², recebe em torno de 70 mil pessoas por dia e é comandada pelo franqueado, Paulo Sobral. O empresário conheceu a marca durante a feira de franquias realizada no Rio e se interessou pela rede, para poder oferecer um buffet com receitas tradicionais em terminais aéreos, que se diferencie das marcas de fast food. “Temos uma operação diferenciada, pois a loja disponibiliza opções de comida da fazenda e também café da manhã. Com um ano de operação, posso afirmar que esta é uma das unidades mais rentáveis da rede. Por isso, já estamos estudando outros pontos semelhantes para expandir a marca nos aeroportos mais procurados e movimentados do Brasil”, revela o fundador do Divino Fogão, Reinaldo Varela. Desde 1984, o Divino Fogão lançou-se no mercado com uma estratégia inovadora, servindo o que há de mais saboroso e variado da comida típica da fazenda. Hoje, é nacionalmente reconhecido por seus produtos de excelente qualidade e com sabor genuinamente brasileiro. Receitas próprias e exclusivas foram desenvolvidas ao longo dos anos, procurando atender o gosto e o paladar brasileiro. A rede conta com 185 restaurantes presentes em todas as regiões do País.
– A 5àsec é a maior rede de lavanderia do Brasil com mais de 430 unidades em operação em todo o País. A marca explora o conceito store in store (loja dentro da loja) em postos de gasolina da rede Ipiranga. Atualmente, ao menos 11 lavanderias foram implantadas neste tipo de estabelecimento. Além disso, em julho, a marca firmou uma parceria com supermercados do Grupo Zaffari, no Rio Grande do Sul, para abrir unidades neste tipo de empreendimento. A primeira foi inaugurada no supermercado Zaffari de Porto Alegre, localizado na avenida Protásio Alves, 2700, no bairro Petrópolis. “Escolhemos abrir a franquia no segundo supermercado da história do Grupo Zaffari que, recentemente, foi totalmente reformado. Isso reforça a presença da marca em solo gaúcho, além de abrir horizontes para novas oportunidades de negócios semelhantes na região”, explica o diretor de franquias da 5àsec, Alex Quezada. Para ingressar na rede, a 5àsec dá diferentes opções de modelos de negócios, como loja padrão (operação completa), loja satélite (com maquinário reduzido) e pontos de coleta que apenas reúnem as peças a serem lavadas e repassam para outros pontos de operação da rede, de um mesmo franqueado. “Para atuar no supermercado, optamos por investir em um ponto de coleta, que conta com design e padrão europeu. As principais vantagens de se investir em um ponto como este é contar com alto fluxo de pessoas que já estão acostumadas e buscam por um alto padrão de produtos e serviços. Para se ter ideia, a quantidade de tíquetes por ano de consumidores que frequentam o supermercado já cresceu 30% e a expectativa é chegar a um aumento de 50%, ultrapassando os 2 milhões de tíquetes mensais. Isso nos dá uma grande oportunidade de galgar novos clientes e mostrar a qualidade dos serviços prestados”, relata o franqueado responsável pela unidade, Gabriel Fiori, que conta com quatro lojas da rede, todas no Sul do País.
– A TRATABEM é uma marca do Grupo iGUi e foi criada em 2012 com o objetivo de formar profissionais credenciados, treinados e especializados no tratamento de água, através de cursos específicos realizados na própria iGUi e com todo suporte da marca. A franquia possui o formato Loja TRATABEM e realiza os seguintes serviços com excelência: manutenção, assistência técnica e tratamento de água de todos os tipos de piscinas, aspiração, limpeza de borda; identifica e relata defeitos na piscina e equipamentos, assim como sugere a solução e venda de produtos químicos, acessórios e piscinas. Totalmente voltada à sustentabilidade e à preservação dos recursos naturais, a loja TRATABEM não exige obra (menos emissão de CO²), pois chega pronta ao seu local de instalação. Sua estrutura é mais leve por ser feita em fibra de vidro e para eliminar o desperdício de materiais, as sobras de produção são reaproveitadas como reforço para piscinas. Além disso, a loja pode ser instalada em locais possíveis de se compartilhar energia elétrica (postos de combustíveis, supermercados e outras redes varejistas), e dispensa instalação hidráulica, pois compartilha a já existente.
– A JAN-PRO é uma rede americana de limpeza corporativa. Presente em condomínios empresariais, também possui base em aeroportos, faculdades, hospitais, clínicas médicas e em empresas de televisão, como a Band de Santa Catarina. Atualmente a rede conta com 230 franqueados em operação e um faturamento anual de R$ 50 milhões.
– A Limpeza com Zelo é uma rede oriunda da JAN-PRO, porém brasileira e especialista em limpeza residencial. Está presente em condomínios e focando a expansão para investidores refugiados para que tenham oportunidades no país.
– A Nutty Bavarian possui a maioria dos seus pontos em shopping e aeroportos, porém começou a migrar também para pontos como supermercados e metrôs. A empresa vende nuts torradas e glaceadas, então a marca precisa que seu ponto esteja em locais com grande circulação de pessoas, estações e metrô e supermercados se enquadram nessas circunstâncias. A última informação que tenho são de 5 pontos na Havan, 5 no metrô e 4 em mercados. A rede possui mais de 130 pontos abertos.