Com planos de abrir três restaurantes e três dark kitchens no Rio de Janeiro, Divino Fogão participa pela 4ª vez da Expo Franchising ABF Rio

Referência no segmento de Food Service, marca mira regiões da Grande Rio e interior do estado para expansão

Atualmente com 199 pontos de vendas, que incluem os restaurantes em shopping centers e as cozinhas invisíveis, que são operações destinadas ao delivery, o Divino Fogão participa pela quarta vez da Expo Franchising ABF Rio. Com um plano de expansão para o estado fluminense, a marca visa a abertura de três franquias e três dark kitchens na região. O evento, que é considerado a segundo maior de franquias do Brasil, será realizado entre 15 e 17 de setembro, no Expo Mag.

Com um buffet diversificado, a rede oferece pratos tradicionais da fazenda e um cardápio variado com cerca de 32 pratos quentes e 15 opções de saladas diferentes todos os dias, além de diversos tipos de carnes, frango e peixes grelhados, todos feitos na hora, e vários tipos de sobremesas. Com investimento a partir de R$ 800 mil, o novo franqueado conta com um sistema de gestão, projeto arquitetônico e auxílio de uma equipe especializada para ajudar com a implantação da operação. Já para abrir uma dark kitchen, é necessário um investimento de R$ 17,5 mil, destinado à compra de insumos para produção, uso de marca, embalagem, marketing e treinamento. A cozinha invisível é indicada para restaurantes, lanchonetes, pizzarias, padarias e bares aproveitarem o tempo ocioso das cozinhas. O projeto do Divino Fogão visa atingir bairros mais distante dos centros comerciais e de shopping centers, contribuindo para o adensamento da marca em diferentes estados.

“Notamos que o mercado de alimentação fora do lar no Rio de Janeiro ainda possui um amplo espaço para expansão e queremos levar nossas receitas, que são fresquinhas e saborosas, para todas as regiões. Também notamos que os brasileiros, após mais de dois anos em casa, estão ávidos para voltar à rotina de ir ao shopping e se sentar para aproveitar uma boa refeição nas praças de alimentação. Por outro lado, há uma parte da população que se afeiçoou aos pedidos por delivery e descobriu um novo caminho que alia o prazer de degustar uma comida diferente da sua na comodidade de casa ou qualquer outro local. Por este motivo, apostamos em dois caminhos de crescimento, tanto com a abertura de restaurantes físicos presentes em centros comerciais quanto com as dark kitchens, que visam somente o serviço de entrega em domicílio”, revela o diretor de operações do Divino Fogão, Emiliano Silva.

Mercado de alimentação fluminense

Em agosto, a ABF (Associação Brasileira de Franchising) divulgou os resultados da a Pesquisa Trimestral de Desempenho do setor, referente ao período de abril a junho de 2022. O setor de franquias apresentou recuperação no 2º trimestre deste ano, mantendo assim sua trajetória de crescimento com patamares acima do período pré-pandemia. Segundo o estudo da entidade, o mercado de franquias no estado do Rio de Janeiro apresentou um crescimento de 16,3 % no faturamento no 2º trimestre de 2022, em relação ao mesmo período do ano anterior com mais de R$ 4,6 bilhões de receita. Já em unidades, o mercado fluminense expandiu 12,7%, totalizando 17.670 operações. Já o volume de empregos diretos chegou a 147.524, isso representa 15,4 % a mais que em relação ao 2º trimestre de 2020. Em todo o País, o franchising cresceu 16,8% em faturamento e manteve sua resiliência frente um cenário com inflação mais elevada e incertezas macroeconômicas, ao mesmo tempo em que superou em 11,4% o faturamento nominal do 2º tri de 2019

Apesar de todos os segmentos terem registrado crescimento no segundo trimestre do ano, o de Alimentação – Food Service foi o segundo que registrou maior incremento, atrás apenas do de Turismo. Com receita de 22,3% maior frente a igual período do ano passado, o setor de alimentação também se beneficiou do maior fluxo de consumidores em ambientes físicos, como bares, restaurantes e até parças de alimentação em shoppings, assim como datas como a Páscoa e Dia das Mães, que tradicionalmente aquecem as vendas, além da manutenção do delivery em níveis elevados. Corroborando o bom momento do segmento, o Divino Fogão acompanhou o cenário positivo, registrando um incremento de 56% no primeiro semestre de 2022.