Atuante no mercado de franquias desde 2012 e com um faturamento de R$ 68 milhões em 2017, a marca Espetto Carioca – rede de bares e restaurantes especializada em espettos – chegou esse mês à cidade de São Paulo, no badalado bairro dos Jardins para inaugurar sua 33º unidade, um investimento de R$ 1,5 milhão. Participando pela segunda vez da ABF Franchising Expo, a empresa leva para a edição de 2018 quatro modelos de franquias, com investimento inicial de R$ 150 mil. A expectativa da franqueadora é fechar cerca de dez novos contratos durante a feira, preferencialmente nas regiões sudeste e centro-oeste. Com 28 lojas no Rio de Janeiro, quatro em São Paulo (Campinas, Piracicaba, Guarulhos e Jardins) e uma em Minas Gerais (Juiz de Fora), a marca espera um aumento de 17% no faturamento em 2018 e prevê inaugurar 15 novas unidades. Com sua rede consolidada no mercado nacional, o Espetto Carioca já estuda expandir seus negócios para o exterior, mais precisamente as cidades de Orlando (Estados Unidos) e Lisboa (Portugal), com investimento de 300 mil dólares e 200 mil euros, respectivamente.
“Estamos entusiasmados com a nossa segunda participação na ABF Franchising Expo, esperamos atingir um público qualificado e que queira empreender em uma rede de franquias que está executando um grande plano de expansão para São Paulo, visando os principais bairros da capital, além das cidades do interior paulista”, destaca Leandro Souza, fundador e presidente da rede Espetto Carioca.
O empresário Leandro Souza, fundador e presidente da rede, idealizou a empresa após uma temporada de trabalho nos Estados Unidos. Em 2008, quando a crise econômica mundial se alastrou e atingiu os americanos, Souza viu que era hora de voltar para o Brasil. Sete anos antes, decidiu tentar a sorte nos Estados Unidos. Por lá, entregou pizza, trabalhou levando alimentação em grandes empresas e atuou até como valet. Após se estabelecer e até comprar parte do negócio de valet onde trabalhava, viu o sonho americano se desfazer em 2008. Vendo empresas fecharem e demissões acontecendo nos Estados Unidos, o jovem empreendedor juntou suas economias e resolveu voltar para o Brasil. Na cabeça, o desejo de abrir o próprio negócio. A ideia do Espetto Carioca surgiu após observar o sucesso que as barracas de churrasquinho fazem nas esquinas.
No final de 2009, o empresário encontrou um ponto com grande potencial, no condomínio Barra Sul, no bairro do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste carioca, onde o total de moradores atingia 20 mil pessoas. O sucesso foi imediato, a partir da primeira unidade, a marca começou a receber propostas de pessoas que queriam abrir novas unidades pela cidade. A segunda loja veio dois anos depois, e a terceira, em 2012. Vislumbrando o potencial desse nicho de mercado, Leandro Souza e os sócios começaram a estudar o mercado de franquias e contrataram uma empresa especializada na formatação de franchising. O estudo levou pouco mais de um ano para formatar o modelo de negócio do Espetto Carioca. Em 2012, a marca ingressou no sistema de franquias.
Considerada uma das maiores redes de espettos do país, a marca possui em seu cardápio mais de 50 opções de espettos, que variam das carnes tradicionais, passando pelo corte premium, carnes exóticas, até os sabores vegetarianos e fritos. Mensalmente, são consumidos mais de 200.000 mil espettos em toda a rede. Outros 60 mil litros/mês de chopp são vendidos, em média, ao longo de cada mês.