Dos dias 27 a 30 de junho será realizada, no Expo Center Norte, em São Paulo, a ABF Franchising Expo, feira oficial do franchising brasileiro. A Usaflex, marca líder de calçados femininos de conforto feitos em couro, está entre as empresas expositoras e apresenta seu atual modelo de negócio, além de números significativos ligados ao setor calçadista.
Desde 2016, quando abriu as portas para ingressar no mercado de franquias, a marca vem ganhando cada vez mais força e visibilidade, consolidando-se como um case de sucesso. “Somos a primeira empresa do segmento de conforto voltada a apostar na rede de franquias com excelentes resultados para a marca e nossos franqueados”, destaca Sérgio Bocayuva, CEO da Usaflex. Os números comprovam isso. Em 2017, a companhia registrou a abertura de 92 novas lojas em 20 estados brasileiros e conquistou um faturamento de sell-out de R$132,4 milhões, números 483% superiores aos do ano anterior. “É uma performance muito acima da média, principalmente comparado ao mercado quanto a giro e rentabilidade”, acrescenta.
Para o presidente, o motivo de tanto sucesso é gerado pela oferta de experiência de compras aliada à tendência mundial de conforto. Para Bocayuva, 2018 pode ser ainda mais favorável, já que o mercado de franquias para os calçadistas promete um crescimento considerável de 7,3% sobre 2017, conforme dados divulgados pelo Instituto Inteligência de Mercado (IEMI). “Esperamos aumentar 88,5% este ano para fechar 2018 com R$250 milhões em faturamento”, explica.
Durante a feira, a empresa apresentará seu principal modelo de negócio, para quem quer empreender no mercado calçadista, oferecendo oportunidade de faturamento médio de R$4 mil a R$8 mil/mês por m², valor considerado muito acima do mercado principalmente quando comparado a uma loja uma multimarca.
MODELO DE NEGÓCIO
Além disso, a Usaflex tem operação 100% verticalizada, com modelo de baixa liquidação de produtos e rápida reposição de estoques, gerando assim, excelentes resultados ao franqueado. A Usaflex oferece um conceito de loja que reúne características importantes para atender seus consumidores. Com um visual contemporâneo e minimalista, o projeto arquitetônico da franquia atrai a atenção e ativa o desejo de compra de diferentes públicos.
Para alcançar o objetivo, o projeto é favorecido por usar cores neutras, que oferecem leveza ao espaço e destaquem, principalmente, a exposição dos produtos com arquétipo emocional diferenciado. Outros pontos de destaque também devem ser ressaltados:
- – Comunicação moderna e arrojada, que fica por conta do uso de painéis de TV-Videowall
- – O uso de espelhos favorece o espaço intensificando a amplitude, o que facilita a experimentação
- – Mobiliário que permite fácil acesso aos produtos
- – Fachada envolvente que valoriza os calçados e conecta o conforto e a moda
A companhia também oferece todo suporte necessário aos franqueados, como Guia de Compra de Produtos, que serve como referência para as vendas, acompanhamento e treinamento “in loco” da equipe da loja, elaboração de metas estratégicas para aumentar a base de clientes, suporte e apoio na gestão permanente, inclusive no mix de produtos e mídia exponencial em TVs aberta e fechada, além de forte mídia online.