O IGA – Instituto Gastronômico das Américas, maior rede internacional de escolas de gastronomia em número de alunos e unidades, acaba de anunciar sua chegada em Bragança Paulista, município do interior de São Paulo. A escola, localizada na Rua José Domingues, 256 – Centro, oferecerá cursos livres e profissionalizantes de gastronomia e de confeitaria para crianças, jovens e adultos.
O investimento na nova unidade é uma iniciativa do renomado Chefe Lino, que há mais de 30 anos comanda a Cantina Bella Itália, casa famosa na região. “Minha atuação na cantina me permitiu enxergar uma carência em Bragança e cidades vizinhas por cursos profissionalizantes na área gastronômica e, consequentemente, por profissionais qualificados”, conta o chefe de cozinha, que revela ainda que sua esposa se formou em uma unidade do IGA. “Sempre confiei no modelo de negócios e nas pessoas que atuam na rede. Quando minha esposa fez o curso, eu observei o quanto a escola era bem estruturada e equipada”, diz.
O grande diferencial da rede IGA é a metodologia no ensino. “O mercado da gastronomia conta com escolas que, muitas vezes, são mais teóricas do que práticas. Ensinamos por meio da experimentação e da prática para formar pessoas habilitadas e que consigam, inclusive, alcançar seus objetivos na área. Os conteúdos acadêmicos são constantemente atualizados por um grupo interdisciplinar de docentes e chefes de vários países, avaliando sempre as últimas tendências e necessidades do setor”, explica Luis Zemlenoi, diretor de expansão da marca. “Os planos de estudo são padronizados para todas as escolas, assegurando, assim, a qualidade educativa em cada uma das unidades IGA “, completa.
Presente em seis países, o IGA é uma rede sólida, sustentável e está em pleno crescimento no Brasil. Uma de suas grandes características, que a torna uma franqueadora da quarta geração (alta maturidade em governança corporativa) é a presença do board da empresa em processos importantes para o desenvolvimento das unidades. O resultado impacta diretamente na lucratividade da franquia, que chega a ter uma taxa de rentabilidade entre 20% e 25% ao mês sobre o faturamento bruto. O investimento para abrir uma escola IGA é a partir de R$ 300 mil com taxa de franquia inclusa.
Fundada em 2001, nas cidades de Rafaela e São Francisco, Argentina, o Instituto Gastronômico das Américas tem o intuito de democratizar o acesso à educação gastronômica por meio de suas 118 franquias. A rede, que chegou ao Brasil em 2008, já conta com 46 unidades em operação em 14 estados brasileiros, sendo eles: Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Ceará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Além da Argentina, possui presença no Paraguai, Uruguai, Bolívia e EUA. Em 2017, registrou receita mundial superior a 40 milhões de reais.