Em tempos de crise, ninguém quer investir dinheiro em algo arriscado. A busca, pelo contrário, é por um investimento mais seguro. “Esse é o cenário ideal, mas empreender por si só tem um certo risco, que pode ser minimizado à medida que o modelo de negócio já foi testado antes. É o caso das franquias”, explica Cláudia Valério, gerente de Expansão das Óticas Diniz – maior rede do varejo óptico do Brasil.
Com cerca de três mil marcas atualmente, o mercado de franchising é uma alternativa para quem quer queimar etapas ou evitar riscos desnecessários ao iniciar um negócio próprio do zero. “Por ter operações consolidadas e estabelecidas em todo o país, e um grande know-how e expertise, é a melhor opção para quem quer realizar o sonho de virar patrão, com todo o suporte e infraestrutura necessários para o sucesso do negócio”, garante Cláudia, com experiência de mais de 20 anos no setor.
Apostar em uma franquia óptica é uma excelente oportunidade para atingir esse objetivo ao empreender. Nos últimos anos, o setor de saúde, beleza e bem-estar, que engloba redes como as Óticas Diniz, é um dos que mais cresce. Tanto que, segundo dados recentes da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento já representa 15% das 50 maiores franquias do Brasil em número de unidades.
Além disso, o mercado óptico cresceu perto de 8% em 2017, chegando à marca de R$ 21 bilhões em faturamento, de acordo com a Abiótica, que engloba toda a cadeia produtiva do setor, como fabricantes, laboratórios e óticas. “Hoje, as franquias dessa área representam cerca de 13% dos 26 mil pontos de venda no varejo. E, sem dúvida, há um grande potencial a ser explorado no país, ainda mais que os óculos deixaram de ser um produto funcional para se tornarem um artigo fashion, de moda”, analisa a gerente de Expansão das Óticas Diniz.
Abaixo, a executiva da rede, que é a única marca de ópticas 100% nacional e que está presente com mais de 1.050 lojas em todo o Brasil, destaca seis motivos para investir em uma franquia de óptica com a maior capilaridade do segmento, como as Óticas Diniz:
ITEM DE NECESSIDADE BÁSICA: uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que mais de 35 milhões de pessoas sofrem algum tipo de problema de visão. Isso representa cerca de 19% da população do país. Ou seja, a demanda por óculos é alta e a procura por esse tipo de produto tende a aumentar à medida que políticas de saúde pública para a conscientização de problemas visuais são desenvolvidas.
ACESSÓRIO DE MODA: o mito de que os óculos eram “um mal necessário” já não existe mais. Hoje em dia, o item é indispensável para incrementar qualquer visual – até mesmo de quem não tem problemas de visão. Com materiais, modelos e cores de lentes variados, o acessório de grau ou solar ajuda a compor looks despojados, modernos e sofisticados para diversas ocasiões, bem como a deixar uma marca pessoal. Nesse caminho, a indústria óptica apresenta novidades a cada nova temporada para atender a todos os estilos.
BAIXO RISCO DE INVESTIMENTO: empreender com uma marca forte, consolidada, estruturada e reconhecida no mercado diminui os riscos do investimento. Com 25 anos de mercado, as Óticas Diniz, por exemplo, são uma das redes ópticas mais rentáveis do Brasil, com um lucro estimado de 15% a 20%. Além disso, 99% dos seus atuais franqueados a avaliam como um excelente negócio.
PRAZO DE RETORNO: em média, as franquias de ópticas têm um retorno do investimento de 24 meses. Já nas Óticas Diniz, o prazo é entre 12 e 18 meses para um investimento inicial de R$ 150 mil a R$ 250 mil com isenção da taxa de franquia.
FACILIDADE NA OPERAÇÃO: administrar uma franquia é mais fácil por conta do suporte que a franqueadora proporciona. Nas Óticas Diniz, o suporte é ainda maior. A rede oferece a melhor estrutura de treinamento para as áreas de implantação, supervisão, capacitação, tecnologia da informação, finanças, compras, jurídica e marketing.
MERCADO EM EXPANSÃO: segundo a Associação Brasileira da indústria Óptica (Abióptica), o segmento apresenta um potencial de crescimento de 20% nos próximos cinco anos. Aliado a isso, a boa aceitação do produto e o grande número de brasileiros que precisam de óculos para enxergar melhor favorecem as franquias de ópticas em todo o país.