Mesmo em um cenário econômico desafiador, o mercado de Franchising no Rio de Janeiro mostra sua força e resiliência. Segundo o mais recente balanço da Associação Brasileira de Franchising – ABF, o mercado de franquias no Rio de Janeiro cresceu 2,1% no primeiro semestre de 2017, faturando cerca de R$ 7,8 bilhões, o que representa 10,5% do faturamento do mercado nacional de franquias no período, que foi de R$ 74,428 bilhões.
“Esses dados indicam que é possível perseverar mesmo frente a maior crise já vivida por nosso estado. Credito esta resiliência ao caráter colaborativo do franchising, a busca incessante por eficiência e a criatividade das redes”, destacou a presidente da ABF Rio, Eliane Bernardino.
O Estado do Rio é o 2º maior mercado de Franquias no País. Em número de redes, houve um crescimento de 20% no 1º semestre deste ano, atingindo o patamar de 631 marcas que operam no Estado. Em relação a pontos de venda, houve uma expansão de 9% no mercado fluminense com 9.554 unidades em operação, ficando atrás apenas de São Paulo.
Os segmentos que concentram a maior parte das unidades franqueadas no Estado do Rio de Janeiro são Alimentação (32%), Saúde, Beleza e Bem Estar (18%) e Moda (15%).
“O franchising está sendo uma opção viável para muitos profissionais egressos do mercado de trabalho profissional. Isso é muito importante para a geração de renda e para a manutenção do dinamismo da economia. Em paralelo, para enfrentar a atual situação, notamos muitas inovações entre as redes de franquia, tanto em termos de formatos, como nichos”, afirmou a presidente Eliane.