A Usaflex, empresa pioneira e líder na fabricação de calçados femininos com conforto, inovação e moda, participa pela primeira vez da ABF, principal vitrine do mercado brasileiro de franquias, que acontece de 21 a 24 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo. A empresa apresentará seu principal modelo de negócio para quem quer empreender no mercado calçadista, que possui faturamento médio de R$ 4,5 a R$ 8,5 mil/mês por m², valor considerado muito acima do mercado.
Segundo Sérgio Bocayuva, CEO da Usaflex, embora o mercado ainda esteja instável em relação ao cenário político/econômico, a marca vem conquistando resultados extremamente positivos. “Obtivemos um crescimento de 17% nas vendas já no primeiro quadrimestre deste ano, comparado com o ano de 2016. E a meta da empresa é arrojada. Queremos fechar o ano com 25% de crescimento, alcançar 341 unidades franqueadas até 2022 e duplicar a capacidade produtiva nos próximos seis anos, elevando o faturamento de R$ 300 MM, em 2016, para R$ 745 MM até 2022.”, completa.
O empresário ressalta que os resultados positivos alcançados se devem, principalmente, ao pilar da marca que é o conforto aliado ao design e a tecnologia. Além disso, a empresa também está investindo na comunicação integrada nas mídias off e on para valorizar e ampliar cada vez mais a força da rede. Entre as ações realizadas estão: TV Aberta (BBB17, Ana Maria Braga, Eliana, Esquadrão da Moda), TV Fechada (2.082 comerciais em 12 canais) e ações com influenciadores. Paralelamente, a empresa também implementou práticas de governança corporativa e incluiu programas de incentivo aos colaboradores, além de utilização de pesquisas e Inteligência de Mercado – BI. “Queremos oferecer uma nova experiência de compra as nossas consumidoras, ampliando a aderência do público jovem, de mulheres com idade entre 25 e 35 anos que se dará através da oferta de produtos com inovação e moda”, complementa o executivo.
A Usaflex tem uma operação 100% verticalizada, com modelo de baixa liquidação de produtos e rápida reposição de estoques, gerando assim, elevada rentabilidade ao franqueado.
AQUISIÇÃO
Em Dezembro de 2016, percebendo a elevada oportunidade de crescimento do mercado de conforto mundial, o Fundo de Private Equity Axxon Group, juntamente ao co-investidor Sergio Bocayuva, realizou a aquisição de 69% da Usaflex , considerando como um dos principais pilares de crescimento da marca no país o desenvolvimento do canal de franquias. Desta forma, considerando-se o elevado track-record de sucesso dos executivos no setor de franquias, com cases reconhecidos nacionalmente como Mundo Verde, Instituto Embelleze, Bobs e, mais especificamente no setor de calçados, por meio da Arezzo, BiBi Calçados e Jorge Bischoff, foi formada uma equipe com excelência em franquias o qual, alinhado a reconhecida liderança da marca Usaflex no setor de calçados femininos de conforto, já levaram a empresa a ter 45 novas unidades em operação em quatro meses de 2017.
Há 18 anos no mercado, a Usaflex possui oito unidades industriais localizadas estrategicamente nos Vales dos Sinos e Paranhana, no estado do Rio Grande do Sul, e conta com 3,3 mil colaboradores. Produz diariamente 25 mil pares de calçados predominantemente em couro e sua distribuição é feita por uma plataforma multicanal composta por 7,7 mil lojas multimarcas. Além disso, a empresa exporta seus produtos para os EUA, Oriente Médio e países das Américas Central e do Sul e está estabelecendo uma nova unidade fabril em Parobé, Rio Grande do Sul.
Além da nova gestão, a marca também ganhou dois novos diretores (Marcelo Cavalheiro e Mafaldo Jr.), todos ex-sócios do Axxon Group no Mundo Verde, acrescentando à gestão da Usaflex uma larga e comprovada experiência nos mercados de varejo e franquias. Os atuais diretores da empresa bem como seus fundadores permanecem na operação.
Em reconhecimento ao trabalho que já está sendo colocado em prática, a Usaflex acaba de conquistar o selo de pontuação máxima na 15ª Edição do Guia de Franquias Pequenas Empresas & Grandes Negócios, principal ranking que elege as melhores franquias do Brasil.
MODELO DE NEGÓCIO
A Usaflex oferece um conceito de loja que reúne características importantes para atender seus consumidores. Com um visual contemporâneo e minimalista, o projeto arquitetônico da franquia atrai a atenção e ativa o desejo de compra de diferentes públicos. Para alcançar o objetivo, o projeto é favorecido por usar cores neutras, que oferecem leveza ao espaço e destacam, principalmente, a exposição dos produtos. Outros pontos de destaque também devem ser ressaltados:
- – Comunicação moderna e arrojada, que fica por conta do uso de painéis de TV-Videowall
- – O uso de espelhos favorece o espaço intensificando a amplitude, o que facilita a experimentação
- – Mobiliário que permite fácil acesso aos produtos
- – Fachada envolvente que valoriza os calçados e conecta o conforto e a moda
A companhia também oferece todo suporte necessário aos franqueados, como Guia de Compra de Produtos, que serve como referência para as vendas, acompanhamento e treinamento “in loco” da equipe da loja, elaboração de metas estratégicas para aumentar a base de clientes, suporte e apoio na gestão permanente, inclusive no mix de produtos.