Além de terem escolhido o sistema de franquias como forma de expansão, as marcas Água Doce – Sabores do Brasil, Amiste Café e Instituto Mix de Profissões têm, em comum, o fato de serem marcas criadas no interior de seus estados.
A Água Doce nasceu em 1994 em Tupã, interior de São Paulo, como uma cachaçaria e, com o passar dos anos, tornou-se uma rede com mais de 100 restaurantes especializados em comida brasileira. A Amiste Café foi criada em 2001 em Londrina, no Paraná, e é referência no ramo de locação de máquinas de café expresso e outras vending machines, uma das poucas franquias disponíveis para quem quer atuar no segmento B2B e não deseja trabalhar nos finais de semana. Possui três lojas próprias e duas franqueadas e sua próxima unidade será inaugurada em Campinas (SP). Já o Instituto Mix de Profissões foi criado em Araranguá, Santa Catarina, em 2010, e já acumula uma experiência que lhe permitiu receber prêmios importantes, inclusive neste ano, em que venceu uma importante disputa em seu setor e também foi premiado pela entidade maior do franchising brasileiro, a ABF, em sua categoria. Todas essas marcas foram criadas no interior, por empreendedores nascidos em suas cidades e que apostam nos municípios ao redor das capitais para se expandirem. Vamos entender o porquê deste movimento ouvindo suas histórias:
Amiste Café -A franquia Amiste Café, que nasceu na cidade paranaense de Londrina, em 2012, é especialista na locação de máquinas automáticas de café e bebidas quentes – chamadas vending machines – para o mercado corporativo. Trata-se da única franqueadora em seu segmento, uma das poucas franqueadoras brasileiras B2B e uma raríssima oportunidade de negócio para quem não quer trabalhar nos finais de semana.
Nascida na cidade paranaense de Londrina, a marca já chegou a Campo Grande (MS) e Maringá (PR) com lojas próprias, a Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR) com franquias e acaba de comercializar outra unidade franqueada para Campinas (SP). “Nosso negócio depende de relacionamento comercial para formação de uma carteira e clientes do interior têm a fidelidade como uma característica de fazer negócios. Além disso, nosso produto é muito bem aceito pela clientela, que adora servir um cafezinho”, comenta Eduardo Vicente, sócio-franqueador (foto).
Em relação à próxima inauguração, em Campinas, as perspectivas são excelentes. “Trata-se de uma cidade imensa, com muitas empresas e comércio pulsante. Como a locação é feita em todos os perfis de negócios – que podem ser desde escritórios de advocacia e publicidade a salões de beleza, lojas de conveniência, grandes indústrias e restaurantes – sabemos que caberá ao franqueado apenas desbravar o mercado e ter um bom planejamento para desbravá-lo. Certamente, por se tratar de um segmento ainda pouco concorrido, ele terá muita chance de sucesso”, finaliza Vicente.
Água Doce – Sabores do Brasil –A rede Água Doce é composta 92 restaurantes. Deles, 85 estão instalados no interior de São Paulo, Minas Gerais; Santa Catarina; Paraná; Rio Grande do Sul; Mato Grosso do Sul; Mato Grosso e Goiás. Muitas das casas operam desde a década de 1990 na mesma cidade, com clientes de várias gerações, renovando-se em todos os aspectos necessários para ter o público sempre fiel, mas mantendo aquele ar amistoso que fez a fama da rede. “Investimos na reforma dos ambientes, na renovação constante do cardápio de pratos e bebidas, nas atrações musicais, nas promoções diárias e em tudo o que trouxer deixar o cliente mais confortável. Mas, mantemos o ambiente familiar, para reunir os amigos, os pratos fartos, as porções generosas e a bebida sempre gelada e o atendimento primoroso, que são nossas marcas registradas e fidelizam nossos clientes”, diz Júlio Bertolucci, Diretor de Expansão da rede.
Segundo ele, a expansão para o interior começou de maneira natural, já que a Água Doce é de Tupã, interior de São Paulo, e tinha a intenção de crescer de maneira concêntrica. Mas, se tornou estratégica justamente porque o público do interior gosta desse formato de casa. “Unimos dois fatores principais: comida brasileira servida em porções fartas e atendimento informal, mas muito atencioso, personalizado. O cliente do interior quer ser bem recebido, tratado pelo nome e não abre mão de comer e beber muito bem. Ele volta ao mesmo local semanalmente, desde que a casa reúna as características que o agradam e evolua constantemente. É por isso que investimos em programas de qualidade internos, que fazem com que nosso atendimento e a gestão das unidades franqueadas sejam aprimorados sempre”, enfatiza.
A Água Doce também faz sucesso no interior porque não é uma franquia engessada. “Deixamos que o franqueado trabalhe conforme as necessidades de sua cidade. Se cabe almoço todos os dias, que ele abra neste horário. Se o almoço funciona apenas nos finais de semana, tudo bem também. E se há público familiar, com crianças, temos o Doce Cantinho, um espaço de recreação para as crianças se divertirem dentro do restaurante, enquanto os pais curtem a casa”, explica o Diretor.
A Água Doce tem a intenção de continuar se expandindo para o interior do Brasil, mas não descarta a possibilidade de atuar também em capitais. Premiada, a marca é reconhecida como uma das melhores franqueadoras do Brasil. As próximas inaugurações da marca serão em Limeira (SP), Taubaté (SP), Caxias (MA) e São José do Rio Preto (SP).
Instituto Mix de Profissões: O Instituto Mix de Profissões – rede com cerca de 200 franquias de escolas profissionalizantes em operação e outras 60 comercializadas – possui 116 escolas no interior dos estados do Rio Grande do Sul (23 unidades no interior); Santa Catarina (23); Paraná (6); São Paulo (28); Mato Grosso (3); Minas Gerais (15); Goiás (13) e Bahia (5). Apenas no primeiro semestre deste ano, foram inauguradas 28 novas escolas, a maioria delas no interior.
Segundo o franqueador, Alex Cavalheiro, o brasileiro já entendeu que a realização dos seus sonhos passa, necessariamente, pela qualificação profissional. “Numa escola do Instituto Mix, o aluno tem à disposição mais de 50 cursos nas áreas de beleza, saúde, administração, tecnologia, idiomas, construção civil e gastronomia. Todos estão regulamentados e são válidos em todo o território nacional”, completa.
Em junho deste ano, a franqueadora recebeu o Prêmio Franquia 5 Estrelas, concedido após pesquisa realizada pela Serasa Experian a pedido da Editora Globo. Ocupa, agora, um seleto grupo de 77 franqueadoras que se destacam em três quesitos: qualidade da rede (o valor da marca e o investimento em marketing), desempenho (a performance financeira) e satisfação do franqueado (a avaliação do franqueado em relação aos serviços prestados pelo franqueador).
Em abril, outro reconhecimento já mostrou que a rede está no caminho certo. O Instituto Mix de Profissões foi a franqueadora mais bem pontuada na categoria “Franqueador Pleno” do “Selo de Excelência em Franchising ABF”. O Selo é uma chancela que ajuda candidatos a franqueados a escolher franqueadoras referenciadas. E ajuda as franqueadoras a mostrar, de maneira isenta, a qualidade do seu trabalho por meio da satisfação de sua rede franqueada. E este foi o maior diferencial do Instituto Mix: enquanto a média da categoria Pleno foi 70,4, a rede atingiu 93,4.
Numa unidade franqueada do Instituto Mix, investem-se entre R$ 60 mil e R$ 250 mil, dependendo do tamanho da escola. Há também a chance de optar por uma máster-franquia, que dá o direito de desenvolver a marca em determinada região. O foco de atuação dos franqueados é junto às classes C, D e E.
Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!