Yolo entra para o franchising e foca em shoppings centers e aeroportos para expansão

Rede de óculos de sol "descolados" vendidos a um preço acessível realizou parceria com Enigma Franquias para entrar no franchising

Fundada em 2021, na cidade de Franca, interior de São Paulo, a Yolo é uma empresa criada por Murilo Catin e Higor Ribeiro, jovens que possuem a ideia de vender óculos de sol descolados por um preço acessível. A empresa começou como uma loja virtual e em menos de um ano possuia duas unidades, uma em uma loja de rua e outra em um shopping center da cidade. No final de 2022, a marca realizou uma parceria com a Enigma Franquias, incubadora de franquias responsável pela formatação de empresas para o franchising e também expansão de diferentes redes.

“Inicialmente, quando começamos a empreender, a Yolo era uma página no Instagram. Lá, nós vendíamos os óculos. No entanto, devido ao estilo e preços mais acessíveis em comparação com outras marcas, as pessoas cobravam a existência de um ponto físico. Em fevereiro de 2022, sete meses após a criação da marca Yolo, abrimos nossa primeira loja. Surgiu, então, outra demanda do nosso público. Todos começaram a nos perguntar se era uma franquia”, relembra Murilo Catin, 30, cofundador da Yolo.

Na prática, o franqueado realiza a gestão da loja. A rede fornece os óculos para o investidor. Murilo e Higor contam que quando decidiram criar a primeira loja da Yolo, pensaram em um shopping center, porém a administração do shopping negou, devido a isso, a primeira unidade da marca foi uma loja de rua. Em junho do mesmo ano, devido ao sucesso da loja de rua, o próprio shopping os procurou para abrir a segunda unidade. Assim, antes mesmo do franchising, a Yolo já possuía dois modelos de loja: rua e shopping.

” Após a segunda unidade, nos sentimos motivados para exapandir o nosso negócio no franchising. Começamos a procurar por empresas especializadas em formatação de franquias, mas ninguém nos transmitiu a confiança necessária para fechar negócio. Até que conhecemos a Enigma Franquias. A primeira coisa que nos chamou a atenção, foi que eles vieram até nós, ou seja, são ‘hunters’. Eles buscam empresas com potencial para se tornarem franquias. Foi assim que começamos a conversar em dezembro do ano passado”, comenta Higor Ribeiro, cofundador da Yolo.

Após um mapeamento realizado entre a Enigma Franquias e a Yolo, decidiram que o foco da expansão seriam shoppings center e aeroportos. Além da formatação da Yolo, a Enigma também ficou responsável pela venda das primeiras 20 franquias.

“A Yolo foi fundada por jovens que desejam se comunicar com outros jovens. Eles conhecem o gosto de seu público”, comenta Danilo Santana, diretor operacional da Enigma Franquias. “Esse é o motivo pelo qual decidimos procurá-los. A Yolo já nasceu com a estrutura de uma franquia em potencial. Não é a toa que já abriram duas lojas mesmo antes de se tornarem uma rede. Vemos um grande potencial na marca.”.

A Yolo espera abrir 10 unidades até o final de 2023 e fechar o ano de 2025 com 100 unidades. A rede possui franquias no formato de quiosque destinados a shoppings centers e aeroportos, com investimento inicial de R$ 138 mil, prazo médio de retorno em 12 meses e faturamento médio mensal de R$ 55 mil.