Votuporanga recebe unidade da Via Certa Educação Profissional

Rede de franquias com 50 unidades em todo Brasil chega na cidade para atender demanda de qualificação profissional do mercado

Inaugurou nessa sexta-feira, 15 de janeiro, a primeira unidade da rede de franquias Via Certa Cursos na cidade de Votuporanga sob o comando do empresário Anderson Luis Mazetti que já comanda a unidade de Fernandópolis desde 2019.

A Via Certa tem como sede da franqueadora a cidade de Birigui, também no interior do Estado, e teve um crescimento de 67% no número de unidade nos últimos 6 meses impulsionado pela necessidade da população de se qualificar para a retomada ao mercado de trabalho após a série de demissões provocadas pela pandemia.

Adaptação ao mercado

Com a paralisação das aulas presenciais no início da pandemia, em março de 2020, a rede de educação viu na necessidade de adaptação para aulas on-line uma oportunidade para potencializar o negócio. “Já tínhamos um projeto engatilhado para o ensino remoto e precisamos apenas acelerar o processo para que fosse implantado quanto antes. A aceitação da rede, tanto dos franqueados quanto dos alunos foi excelente e nos possibilitou criar mais uma modalidade de ensino: o Sistema Flex”, conta Décio Marchi, diretor executivo da rede.

A Via Certa sempre priorizou a qualidade do ensino e a implantação do Sistema Flex fez com que fosse possível entender a necessidade de cada aluno de acordo com seu perfil. O aluno pode optar em fazer as aulas da plataforma 100% em casa ou onde estiver, bem como também na própria Unidade Via Certa, ou até mesmo, uma parte on-line e outra parte na escola, tudo a livre escolha do aluno.

São mais de 30 cursos disponíveis em diversas áreas de atuação como: marketing; administração; indústria e energia; informática; línguas; saúde; estética, entre muitos outros, com duração que varia entre seis meses a dois anos. O preço é muito acessível com mensalidade a partir de R$ 109,90 dependendo da localidade da escola.

Educação que dá certo

O mercado educacional sempre foi visto com bons olhos, já que cria oportunidades para uma vida melhor em todas as classes sociais. Assim, visualizando o potencial do mercado, o bancário Anderson Luis Mazetti, de 43 anos, abriu sua primeira unidade da Via Certa em Fernandópolis em julho de 2019 e agora inaugurou sua segunda unidade em Votuporanga. “Acredito que o setor é muito promissor, temos muitas vagas de empregos que não são preenchidas por falta de qualificação, e é aí que nós atuamos, além de promissor acho muito gratificante e abençoada a oportunidade de poder ajudar as pessoas a realizarem sonhos e conquistarem seus objetivos através da educação”, conta Mazetti.

Mazetti vê o mercado local bastante promissor e com muitas oportunidades para quem quer se profissionalizar e acredita que as áreas de Informática e Tecnologia e Beleza e Saúde serão destaque. “A pandemia nos fez passar por muitas dificuldades, ainda estamos atravessando um mar agitado, porém, acredito muito no ditado que diz “Mar calmo não faz bom marinheiro”, sei que ainda temos muitos desafios, mas vamos usar o conhecimento adquirido com a primeira escola para ajudar a Via Certa de Votuporanga a crescer e se firmar na cidade como referência em Educação Profissional”.

Demanda aumentada na pandemia

Capacitação e especialização profissional está entre as prioridades dos brasileiros deixando o setor de franquias de educação em evidencia e com excelente potencial de rentabilidade. Com demanda alta, as redes se destacam pela inovação nos métodos de aprendizagem.

Jilo Shimada, diretor de expansão da rede de franquias Via Certa, reforça que esse é um segmento que sempre cresceu durante as crises e é uma necessidade para toda a sociedade na pós pandemia, ajudando as pessoas a se colocarem de volta ao mercado de trabalho e contribuir com as empresas oferecendo mão de obra qualificada.

Especialistas afirmam que investir em franquia de educação tem se revelado uma ótima opção de negócio próprio, principalmente a longo prazo. A Via Certa não exige que os franqueados tenham formação na área, porém é necessário afinidade com o segmento e aptidão para gestão, já que ele é o responsável por prospectar os clientes. “Sempre orientamos que no futuro franqueado tenha o perfil de um gestor, com capacidade de liderar a sua equipe de colaboradores e um desejável perfil comercial”, exemplifica Shimada, diretor de expansão da rede.

“A educação nunca vai sair de moda. A cada dia temos mais jovens em busca de trabalho e mais profissionais precisando se reinventar com a mudança e evolução do mundo, principalmente no que diz respeito à tecnologia. Estamos aprendendo diariamente, por isso o segmento chama tanta atenção. O mercado não para”, salienta.

Expansão

A rede tem trabalhado sua expansão em formato de espiral e tem a maioria de suas unidades concentrada no Estado de São Paulo. “Iniciamos nossa expansão priorizando o Estado, agora, com a experiência adquirida no suporte, já estamos partindo para novos mercados e esse ano já estaremos presentes nos Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Minas Gerias, Bahia e Maranhão”, conta Jilo Shimada, diretor de expansão da rede.