Via Certa Educação Profissional inaugura 3 unidades no interior de SP

A rede possui 36 unidades no Estado, 43 comercializadas em todo o Brasil e projeta finalizar 2020 com 50 unidades no total

Com um crescimento expressivo no estado de São Paulo, a rede de franquias Via Certa Educação Profissional, com sede em Birigui, interior do Estado, se prepara para inauguração de mais 3 unidades neste mês. Uma em Campinas (12/11), outra em Santa Rosa de Viterbo (26/11) e outra em Mauá (3/12). “Sempre potencializamos o crescimento em formato espiral, por isso temos essa capilaridade no Estado, algo que potencializa a qualidade de nosso suporte em todas as unidades”, explica Jilo Shimada, diretor de expansão da rede.

A rede de educação viu no processo provocado pela pandemia de paralisação das aulas e necessidade de adaptação para aulas on-line uma oportunidade para potencializar o negócio. “Já tínhamos um projeto engatilhado para o ensino remoto e precisamos apenas acelerar o processo para que fosse implantado quanto antes. A aceitação da rede, tanto dos franqueados quanto dos alunos foi excelente e nos possibilitou criar mais uma modalidade de ensino: o Sistema Flex”, conta Décio Marchi, diretor executivo da rede.

A Via Certa sempre priorizou a qualidade do ensino e a implantação do Sistema Flex fez com que fosse possível entender a necessidade de cada aluno de acordo com seu perfil. O aluno pode optar em fazer as aulas da plataforma 100% em casa ou onde estiver, bem como também na própria Unidade Via Certa, ou até mesmo, uma parte on-line e outra parte na escola, tudo a livre escolha do aluno.

São mais de 30 cursos disponíveis em diversas áreas de atuação como: marketing; administração; indústria e energia; informática; línguas; saúde; estética, entre muitos outros, com duração que varia entre seis meses a dois anos. O preço é muito acessível com mensalidade a partir de R$ 109,90 dependendo da localidade da escola.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de Serviços Educacionais faturou no primeiro semestre deste ano R$5,112 milhões.

Apostando na educação

Os novos franqueados da Via Certa na unidade de Campinas, Roland Robert Colombari, 53 anos, e Eliane Miller Bossolan Colombari, 51 anos, casados, acreditam que o setor de educação profissional tem muito para crescer. “Campinas é uma área muito promissora, pois é uma região metropolitana que necessita de mão de obra qualificada. Nossa expectativa é poder levar a melhor formação profissional para uma parcela da população que precisa se qualificar para entrar ou continuar crescendo no mercado de trabalho. Nós gostamos muito de trabalhar com essa área da educação”, conta Eliane.

O casal empreendedor já atua no ramo de educação, porém com um negócio voltado ao ramo da engenharia. “Nós começamos a empreender juntos em 2015, quando abrimos a empresa RRQualifica Engenharia, Consultoria e Treinamento. Em busca de novos desafios na área da educação profissional, encontramos a Via Certa como a melhor opção de investimento e desenvolvimento pessoal”, salienta a nova franqueada.

A expectativa do casal é que a médio prazo consigam abrir mais uma unidade e daqui 5 anos ter a Via Certa como principal fonte de renda.

Profissionalização é fundamental

Grasiella Santana Silva, 44 anos, franqueada de Mauá, também já atua no segmento e na educação a distância há 20 anos, com cursos de graduação de pós-graduação nas diversas áreas do conhecimento. Essa experiência não para por aí, ela também atua com a formação na educação básica ajudando alunos a terem o ensino fundamental e médio concluídos. Esse ciclo beneficia na educação continuada dos alunos, assim, eles terão os requisitos necessários para o mercado de trabalho e uma vasta gama de oportunidades para seguir em suas vidas profissionais. Observar essa evolução de cada indivíduo a motiva a seguir proporcionando os caminhos para a principal meta: realização de sonhos.

“Já formamos quase 1550 pessoas e entendemos que era hora de expandir ainda mais esse projeto. Estávamos buscando uma marca séria e respeitada na área de cursos profissionalizantes e, assim, chegamos à Via Certa. Trabalhamos com EAD há mais de 10 anos, temos uma vasta experiência e, com a pandemia, as pessoas começaram a enxergar, obrigatoriamente e fundamentalmente, que o EAD é o futuro e que se profissionalizar é essencial para sobreviver no mercado de trabalho. Queremos chegar a 5 mil alunos em 2 anos. Entendemos que o know how da franquia facilita muito a operação”, explica Grasiella.

Paixão por ensinar

Rogério Moscardin, 39 anos, é graduado em Turismo e Geografia, com especialização em Didática do Ensino Superior e MBA em Marketing. Apaixonado por formar e desenvolver pessoas, acredita que esse é seu propósito de vida e se sente muito feliz em poder empreender na área da educação profissional.

“Apesar de amar a educação eu atuo nesta área há apenas 5 anos. A maior parte da minha carreira eu trabalhei com organização de eventos, tanto em instituições públicas quanto na iniciativa privada, parte deste tempo com a minha própria empresa. Depois de mais de 15 anos atuando nesta área, eu senti a necessidade de mudar de ares para desenvolver algo mais voltado à formação de pessoas e profissionais, que sempre me chamou a atenção. Por uma oportunidade de mercado eu assumi a gestão de um polo de Educação Superior à Distância para um projeto de revitalização e fui muito bem sucedido. Em 5 anos atuando na área, já ajudei a formar centenas de novos profissionais e agora, com a Via Certa, poderei atuar em mais áreas, oferecendo além de graduação e pós, também cursos profissionalizantes e de idiomas, atendendo outros tipos de públicos e necessidades”, conta entusiasmado.

A unidade de Rogério deve ser inaugurada em Santa Rosa de Viterbo, cidade próxima a Ribeirão Preto. Com uma população de cerca de 27 mil habitantes, há muitas possibilidades de crescimento. “Sou mantenedor de um polo de Educação Superior à Distância e a unidade Via Certa vai compartilhar espaço com o polo. Tenho a intenção de oferecer mais produtos para a comunidade local, diversificando também nosso público-alvo”, salienta.