Via Certa Educação Profissional chega a mais um novo estado

Com crescimento exponencial no mercado e recorde de matrículas diária, rede de educação profissional alcança comércio de Santa Catarina

Com o objetivo de levar conhecimento para todas as pessoas que buscam crescer profissionalmente e atualizar seus conhecimentos, a rede Via Certa Educação Profissional acaba de chegar em Joinville, Santa Catarina, a primeira unidade da franquia no estado. A rede oferece mais de 30 opções de cursos nas áreas de administração e vendas, beleza e estética, indústria e energia, informática, idiomas e saúde, com preço acessível.

Mercado catarinense

Localizado na região norte do estado de Santa Catarina, Joinville possui 604.708 habitantes, segundo estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), sendo a terceira mais populosa cidade da região sul do Brasil.

Mesmo antes da pandemia, o setor de cursos de especialização já estava em ascensão por oferecer vantagens como a curta duração, praticidade, baixo valor de investimento e que em pouco tempo oferecem o diploma ao profissional, que pode começar a exercer essa nova atividade, seja para mudar de ramo ou complementar a renda.

De acordo com o levantamento do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgado em dezembro, Joinville registrou 1.062 empregos em novembro, sendo esse o 17º resultado positivo na geração de empregos nos últimos 18 meses. O saldo acumulado de 2021 passa a ser de 17.223 vagas. Em 2020, nesse mesmo período, o acumulado foi de 4.672 vagas, segundo as atualizações realizadas pelo CAGED periodicamente após as divulgações mensais.

Esses números mostram a importância de ter uma base, um diferencial para atingir o objetivo de garantir a vaga desejada e aproveitar a alta demanda do mercado de trabalho na região. Por meio de um curso profissionalizante é possível seguir carreira em uma área sem necessariamente recorrer ao ensino superior, pois demanda mais tempo para concluir.

Jilo Shimada, diretor de expansão da Via Certa, conta que o Estado de Santa Catarina tem espaço para mais 60 unidades da rede, entre elas, os municípios com mais potencial são: São José, Palhoça, Blumenau, Chapecó e Florianópolis, que são ideais para receber o negócio, pois é uma região industrial que necessita muito de mão de obra qualificada.

Mercado de franquias no sul do Brasil

A região sul do Brasil é uma das mais avançadas nas áreas social e econômica. Envolta de araucárias, coxilhas e plantações de mate, o sul está na mira de diversas redes de franquias para expansão dos negócios.

No franchising, a região sul destaca principalmente entre os segmentos de Serviços e Outros Negócios, com 6.877 unidades; Saúde, Beleza e Bem Estar (5.295); Alimentação – food service (4.034), Moda (3.156), e Serviços Educacionais com 2.966 operações. Em 2021, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias do sul faturaram mais de R$ 33 bilhões em vendas, sendo quase R$ 2 bilhões somente no segmento de Serviços Educacionais.

Recorde de matrículas

Para Décio Marchi, diretor executivo da Via Certa, o mercado de ensino profissionalizante vem enfrentando um excelente momento, superando inclusive profissionais do setor. “Em 20 anos de experiência no setor educacional nunca tinha visto algo parecido no mercado. Somente em janeiro deste ano a rede identificou recorde de procura diária de pessoas interessadas pelos cursos, e isso se repetiu ao longo de fevereiro. No geral, vimos o interesse em todos os cursos, principalmente do público da classe C”, diz.

Muito dessa procura está associada a campanhas em redes sociais, na qual o interessado se inscreve para obter descontos nos cursos, já que a Via Certa também disponibiliza algumas bolsas de estudos.

O empresário revela que a procura maior se concentra no público de 12 a 30 anos de idade por qualquer um dos cursos profissionalizantes, bem como informática e tecnologia.

A procura que até então vinha mantendo a média de 91 matrículas, hoje chega a 168 inscritos. Em janeiro, na unidade de João Pessoa (PB) foram 2.060 pessoas interessadas em um único dia. Em Araçatuba, interior de São Paulo, foram 1.800 pessoas, e na unidade de Indaiatuba 1.300, após ação de marketing.

Já no último mês de fevereiro, a rede atingiu novo recorde. Foram feitas 1954 novas matrículas na rede.

“São números expressivos que provam o interesse dos brasileiros em buscarem novas formas mais rápidas de estarem se profissionalizando, já que a maioria dos cursos são concluídos em menos de 1 ano. Em um único dia a rede registrou a matrícula de mais de 160 alunos, sendo que o nosso recorde até então era de 130”, finaliza o diretor executivo da Via Certa.