Vendas de produtos marca própria da Petland registram crescimento de 150% durante a pandemia

Empresa planeja lançamentos de xampu, condicionador e perfumes. Decisão vem na esteira da expectativa de crescimento de 18% do segmento pet care este ano.

Na hora de escolher um produto para seu animal de estimação, você dá preferência ao preço ou à qualidade? Para não deixar os responsáveis pelos bichinhos na berlinda, a Petland, rede de franquias de pet shops que mais cresce no Brasil, lançou a sua marca própria Pet Choice, em 2018.

A escolha acertada se traduz nos números positivos e na boa aceitação dos produtos entre donos de pets. É a quarta marca mais vendida na rede de lojas da Petland, que representa um universo de 341 unidades no país (entre Petland, Dra. Mei e lojas afiliadas).

Entre as linhas de produtos Pet Choice, o carro-chefe é o tapete higiênico. “É o produto que mais vende, mas além disso, ele representa 41% das vendas na categoria de tapetes higiênicos em nossas lojas”, comenta Eduardo Bachur, gerente de Marketing da Petland.

Já dentre todas as marcas próprias disponíveis no mercado pet, a Pet Choice representa 20% do market share, e é líder desse segmento: as vendas cresceram 150% entre janeiro de 2020 a julho de 2021. Parte do responsável pelo crescimento, além do tapete, foi o desinfetante Pet Choice, cujas vendas saltaram 750%. “Acreditamos que a procura deu-se em parte pela Covid-19. Os responsáveis pelos animais de estimação, preocupados com a higiene geral da casa, buscaram em massa o produto, por conta da qualidade e preço atrativo”, opina Bachur.

Acessórios de passeio da grife da Petland também registraram alta surpreendente: 200%. São itens como guias, coleiras e peitorais. No geral, a marca própria oferece 434 itens. Além dos já citados, estão opções como areia para gatos, caminhas, snacks, mochilas, entre outros.

“Entre as marcas próprias, nos diferenciamos também pela comunicação mais atrativa nos pontos de venda. Criamos quiosques de vendas nas lojas, e nas redes sociais temos o apoio dos embaixadores da marca e seus pets “influencers”. A estratégia é tratar nossa bandeira de produtos não como uma opção somente de preço atrativo, mas conectada com toda a ideia de que a Petland é especialista em bem-estar e cuidado animal”, explica o Bachur.

Outro ponto que chama atenção dos consumidores é a ação social atrelada ao ato de adquirir os produtos da Pet Choice. Parte do valor das vendas é revertido para a ONG de proteção animal AILA, parceira da Petland desde o início das operações da marca no Brasil, em 2014.

Daqui para frente

A companhia planeja, ainda, uma linha de higiene com xampu e condicionador para pets, um perfume com cinco opções de fragrância e educadores para xixi no lugar certo. As decisões estão amparadas pelos números gerais do setor.

De acordo com o Instituto Pet Brasil, entidade que reúne dados do varejo e criação de animais, o mercado deve faturar R$ 46,5 bilhões em 2021, alta de 13,8% em relação à movimentação do ano passado. Isoladamente, produtos de higiene e bem-estar animal, o pet care, devem faturar R$ 2,7 bilhões. Esse segmento representa 5,9% do mercado e pode crescer até 18% em relação a 2020.