Veja quatro franquias que estão se “reinventando” por causa do Coronavírus

Há algumas semanas a Organização Mundial da Saúde (OMS), decretou pandemia por causa do novo Coronavírus. Este movimento por si só já afetou boa parte dos negócios, mas com o vírus se alastrando, alguns estados brasileiros já iniciaram uma política de distanciamento social.

São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, proibiram a abertura de negócios e realização de eventos. Os efeitos não tardaram a chegar. Em muitos casos, pessoas já perderam seus empregos e autônomos, clientes.

Com a falta de circulação de pessoas nas ruas, é inevitável que algumas empresas fechem as portas. Contudo, não há dúvidas de que existirá um mundo pós-pandemia e alguns negócios começaram a se movimentar para encontrar soluções.

Abaixo, veja quatro redes de franquias que estão se reinventando por causa do Coronavírus.

Confira:

MaxiPay

Criada em 2018, a MaxiPay é uma fintech que opera por meio de franquias e atua com máquinas de cartão, empréstimos e conta digital. São 25 unidades atualmente. O papel do franqueado é prospectar estabelecimentos para vender as máquininhas de cartão, empréstimos e conta digital. Com a crise, a empresa está oferecendo serviços bancários em modelo delivery: empréstimos, pagamentos (aceitam parcelamento de boleto) e abertura de conta. Além disso, todas as taxas foram reduzidas em 15% e o comissionamento dos franqueados aumentado em 20%. 

  • Investimento: R$2000 
  • Faturamento: R$6,6 mil
  • Tempo de retorno: 2 meses

UpCharger

A UpCharger trabalha com publicidade em terminais de recarga para celulares e tablets, com telas de LED. Os franqueados, que trabalham em modelo home office, são responsáveis pela prospecção de anunciantes e de novos estabelecimentos. A marca possui 32 unidades em operação. Durante a crise, a empresa reduziu em 40% o valor de locação de equipamentos para franqueados e está dando desconto de 50% na criação de artes para mídias diversas. Além disso, a rede acabou de lançar os modelos UP Mini e UP Mobi, ideais para cidades pequenas e médias.

  • Investimento: R$10 mil
  • Faturamento: R$6 mil
  • Tempo de retorno: 6 meses

LifeCirco

Criada em 2007, em Limeira, interior do estado de São Paulo, a LifeCirco é uma rede de franquias de escolas de circo. Baseada em um conceito que estimula a criatividade e a saúde, a proposta da rede é formar seres humanos inteligentes e saudáveis, capazes de enfrentar qualquer desafio. Durante a crise, as unidades da rede passaram a oferecer aulas online para os alunos.

  • Investimento: R$62 mil
  • Faturamento: R$20 mil
  • Tempo de retorno: 24 meses

Strike Brasil

A Strike Brasil é uma rede de franquias especializada em personalização e inovadora técnica de aumento de performance automotiva. No franchising desde 2013, o negócio conta atualmente com mais de 30 unidades espalhadas por todo o país. Durante o período de quarentena, a empresa passou a oferecer serviços em delivery (os franqueados atendem com máscaras e luvas) e atuar com vendas online.

  • Investimento: a partir de R$75 mil
  • Faturamento: R$35 mil
  • Tempo de retorno: a partir de 10 meses.