Vai empreender? Confira 4 verdades que todo iniciante precisa saber

Com experiência de 20 anos no empreendedorismo, Elton Matos, CEO da Airlocker, compartilha dicas para quem quer se tornar um empreendedor

imagem Rute Arcari

De acordo com a mais recente edição do Monitor Global de Empreendedorismo, levantamento realizado pelo Sebrae em parceria com a Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe), metade da população adulta brasileira não empreendedora deseja abrir o próprio negócio em até três anos, o que corresponde a cerca de 47 milhões de indivíduos de 18 a 64 anos.

Elton Matos, sócio-fundador e CEO da Airlocker, primeira franquia brasileira de armários inteligentes, afirma que empreender não é uma jornada fácil, mas que ela se torna mais fluída quando executivos experientes compartilham suas dicas e aprendizados, abrindo caminho para quem está começando a trilhar esse desafio. “Ouvir aqueles que já superaram os primeiros desafios e conseguiram consolidar suas marcas é fundamental na fase inicial do empreendedorismo. Por isso, mentorias, palestras, workshops e outras oportunidades de aprendizado são essenciais para quem deseja empreender. A troca de experiências não só enriquece o conhecimento, mas também é um dos pilares para alcançar o sucesso”, reforça o empresário.

Com mais de 20 anos no empreendedorismo, Elton preparou uma lista com dicas essenciais para os primeiros passos de quem quer se tornar um empreendedor. Confira:

1. Entenda o problema que você quer resolver

Antes de pensar em produtos ou lucros, pergunte-se: qual dor estou resolvendo? “Um bom negócio nasce de uma necessidade real do mercado. Pesquise, converse com potenciais clientes, observe o que já existe e o que está faltando, e encontre um diferencial competitivo. O valor que você oferece para o cliente que destacará sua empresa dos concorrentes”, ressalta Elton.

2. Não tenha medo de errar, mas aprenda com os erros

Ninguém acerta o tempo todo, faz parte do processo. O importante é corrigir rápido e seguir aprendendo. “Cada desafio traz lições valiosas para o próximo passo. Você precisa ser ágil e desenvolver um pensamento mais estratégico para encontrar soluções com antecedência”, comenta Matos.

3. Entenda o seu público-alvo

Primeiramente, identifique quem são seus clientes ideais e, após isso, entenda seus comportamentos, necessidades e hábitos de consumo. “Um bom empreendedor é, antes de tudo, alguém que sabe ouvir. Ter empatia e praticar a escuta ativa permite compreender verdadeiramente as necessidades do cliente. Quanto mais você conhece seu público, mais assertivas e ágeis serão suas decisões — e melhores os resultados.”, explica o empresário.

4. Cuide bem das finanças desde o início

Antes de iniciar o seu negócio, evite gastos desnecessários, foque no futuro da empresa. Além disso, nunca misture as finanças pessoais com as da empresa, essa é uma das regras de ouro do empreendedorismo. “Erros na gestão financeira estão entre os principais motivos de falência de novos negócios. Por isso, conte com o apoio de uma equipe contábil qualificada, que possa trazer segurança e liberar seu tempo para focar no crescimento da empresa. Ainda assim, acompanhe de perto o controle de caixa, os custos e as despesas”, alerta o CEO.