Vai abrir uma franquia em 2022? Especialista comemora o aquecimento do setor e lista algumas dicas para ter sucesso

Após um período de incertezas econômicas, e o cenário para os investimentos começar a ficar aquecido, o setor de franquias é uma das apostas para o crescimento da economia em 2022. Segundo Julio Segala, que há mais de 20 anos atua no setor, o sistema de franquias é a opção mais segura para quem quer empreender, uma vez que o franqueador fornecerá know how e suporte para o crescimento e sucesso do negócio. Risco sempre há, mas muito menor do que começar um negócio sozinho, partindo da “estaca zero”.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising – ABF, em 2021, o setor de franchising registrou um crescimento de 10,7% no valor do faturamento em relação a 2020. Na área de educação, durante o mesmo período, registrou-se 5% de aumento. Já o número de unidades franqueadas no Brasil saltou de 156 mil em 2020 para 170 mil 2021, um aumento de mais de 9%.

Para Segala, daqui para frente muitas pessoas buscarão alternativas de trabalho e geração de renda. “As microfranquias, que tem investimento inicial abaixo dos R$ 105 mil, são uma excelente opção para quem tem um capital, oriundo de economias ou até de um possível desligamento de empresa como aconteceram muitos durante o auge da pandemia, para investir no próprio negócio”, diz o especialista.

Ainda de acordo com ele, o franchising será uma grande oportunidade para satisfação pessoal, profissional e financeira para as pessoas nessa retomada da atividade econômica do Brasil, dentro da nova realidade de consumo e forma de viver.

Após a pandemia causada pelo novo coronavírus, o setor precisou fazer adaptações para não perder o consumidor. As vendas on-line, com predominância do e-commerce e o relacionamento direto com o cliente através de meios de comunicação eletrônica como, por exemplo, a ferramenta WhatsApp, já fazem parte da rotina da nova realidade de consumo.

“As pessoas perceberam que, receber os produtos em casa, sem precisar se deslocar para comprar, é fácil e até mais barato. Isso não significa que elas irão abrir mão de uma experiência de compra parecida com a que tinham na loja física. Com isso, os meios eletrônicos para venda e uma equipe altamente treinada para atender o consumidor, farão a diferença na decisão de compra”, ressalta Julio.

No caso das franquias educacionais, a aplicação de um sistema híbrido, que intercala com aulas on-line e presenciais, será bem mais frequente daqui para frente. O setor, segundo a ABF, apresentou um crescimento de 1%, comparando 2020 com o mesmo período de 2021.

Julio Segala, que atualmente é diretor de marketing e operações do Kumon –  franquia de educação presente na lista das 50 maiores franquias em ranking divulgado recentemente pela ABF – acredita que, investir na área de educação, além de satisfação financeira, traz uma recompensa pessoal de poder contribuir com o futuro do país. “Trabalhar com educação impacta positivamente a vida das pessoas, e se torna uma missão de vida para muitos empreendedores. A educação é um universo de oportunidades, mas é também uma área bem exigente, de muita responsabilidade”, finaliza Julio.

Para aumentar a segurança na hora de escolher a franquia, o executivo recomenda que o candidato à franqueado busque um negócio que ele se identifique e pesquise sobre a marca. Outras dicas importantes e necessárias durante o processo são: conversar com vários franqueados da rede desejada e estudar com cautela a Circular de Oferta de Franquias (COF).