Uma árvore por cada aluno: Franquia de idioma está disputando o selo sustentabilidade com o projeto “Planting the Future”

Com mais de 20 mil alunos na Minds, o projeto localizado em Bonito, MS, já tem mais de 20 mil árvores plantadas

A ABF (Associação Brasileira de Franchising) está há mais de 20 anos promovendo o tema Sustentabilidade no Franchising, reconhecendo a importância do tema e sua relevância no cenário atual para a construção de empresas mais conscientes do seu impacto ambiental no mundo. A premiação tem como objetivo reconhecer e incentivar as melhores práticas alinhadas aos critérios do SELF – Selo de Excelência em Franchising, utilizando referências nacionais e internacionais de avaliação, levando em conta o papel da sustentabilidade ambiental, social e econômica nos negócios.

A Minds é uma escola de idiomas com 15 anos de existência e mais de 70 escolas espalhadas pelo Brasil, oferecendo cursos com duração de 18 meses. Como cada pessoa possui necessidades diferentes, há a possibilidade de fazer o curso de forma personalizada.

Consciente da importância de preservar o meio ambiente e do seu papel na construção de uma sociedade mais sustentável, criou o projeto “Planting the Future” que consiste em plantar uma árvore para cada material didático vendido. Com mais de 20 mil alunos, o projeto localizado em Bonito, MS, já tem mais de 20 mil árvores plantadas.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) desenvolveu uma plataforma que reúne alertas e monitora o desmatamento na região da Amazônia desde 2015. De acordo com os dados publicados, foram registrados 208,75 km² de área desmatada apenas entre 1º e 17 de fevereiro. Esse número supera o acumulado mensal ao longo do mês completo nos anos de 2022 (198,67 km²), 2021 (122,8 km²), 2020 (185,73 km²). 2019 (138,08 km²), 2018 (146,32 km²), 2017 (101,23 km²) e 2016 (114,98 km²). Em comparação com 2022, o crescimento foi de 5% em um ano. Dados atualizados do Programa DNA Ambiental 2021 (Programa de Detecção de Desmatamento Ilegal de Vegetação Nativa) apontam um possível desmatamento ilegal de 6.365,51 hectares no Estado de Mato Grosso do Sul, em um universo de 55.049,04 hectares desmatados.

“A Minds está crescendo e fazendo parte do desenvolvimento de cada aluno, portanto nada mais justo do que ajudar na preservação do meio ambiente que nos fornece tantas coisas, como uma qualidade de vida melhor. E como cidadã bonitense, me vejo na necessidade de contribuir para a preservação de uma cidade com o bioma rico, cheio de cachoeiras e rios de águas transparentes, além de uma fauna com diversas espécies de aves, mamíferos e répteis. Cidade líder no ecoturismo brasileiro, mas que se viu com recursos escassos durante a pandemia do COVID-19 e o isolamento social. Nossa empresa realiza ações em prol do bem-estar da sociedade e da preservação do meio ambiente”, explica Leiza de Oliveira, CEO da Minds Idiomas.

Além disso, a Minds vai concorrer também ao selo Great Place to Work 2023 que reúne e faz o ranking nacional sobre as “melhores empresas para trabalhar”. A seleção é feita através de uma pesquisa que analisa uma série de critérios como o ambiente de trabalho, clima organizacional e gestão de pessoas. A obtenção do selo será benéfica para a empresa, pois é reconhecida mundialmente e entrega uma análise dos pontos fortes e fracos da gestão de pessoas.