Tecnologia adotada em lavanderias profissionais permite economia de água e outros insumos

Você sabia que lavar as roupas e itens da casa com frequência em uma lavanderia profissional gera não apenas praticidade e economia de tempo como também tem impacto no bolso e em recursos naturais? Isso porque a tecnologia empregada nas lavanderias, seja no maquinário, nos produtos de limpeza usados e no processo da lavagem em si, reduz drasticamente o uso de água, energia e outros insumos.

No Brasil, estima-se que existam cerca 8 mil lavanderias, das quais ao menos 6 mil consideradas domésticas, além de 2 mil industriais, segundo dados do Sindilav. A mesma entidade que representa o setor no Estado de São Paulo estima que apenas 4% da população economicamente ativa utiliza lavanderia, mas que esse número tem potencial para chegar a 20%, uma vez que há estudos que apontam que em 10 anos o consumidor irá delegar cada vez mais os serviços de lavanderia para terceiros, passando a buscar soluções mais práticas, rápidas e eficientes.

Tecnologias a favor do bolso e do planeta

O conjunto de tecnologias implementadas nas lavanderias profissionais faz com que haja uma redução de água e de energia. De acordo com simulação feita pelo Sindilav, uma família com quatro pessoas consome, em média, 5.400 litros de água por mês ao lavar roupas em casa. Por outro lado, o mesmo volume de peças higienizadas na lavanderia profissional consome cerca de 2.160 litros de água, o que gera uma economia de 3.240 litros, ou 60% inferior. Isso porque as máquinas usadas nas lavanderias conseguem evitar o desperdício ao lavar uma quantidade maior de roupas em um mesmo ciclo.

Além da redução na conta de água, levar as roupas para lavagem em uma lavanderia profissional também gera economia de energia elétrica, uma vez que máquinas utilizadas em uma lavanderia trabalham sempre cheias, lavando uma quantidade maior de roupas, evitando desperdícios.

Uma destas tecnologias tem nome. Usada em todas as lojas de OMO Lavanderia Especializada, chama-se Wet Cleaning. O diretor da rede, Alexandre Diniz, detalha o funcionamento e seus benefícios em termos de eficiência e sustentabilidade. “Esse sistema baseia-se no uso de pouca água, o suficiente para umedecer os tecidos. Os produtos químicos utilizados são de tecnologia que permite maior eficácia na remoção de sujidades, aliado a menor trabalho mecânico que, em conjunto, proporcionam maior vida útil aos tecidos. Desta forma, o processo é mais eficiente e sustentável, preservando o meio ambiente e protegendo as roupas de possíveis deformações, desbotamentos e outros danos”, comenta.

A tecnologia também está embarcada nos produtos usados para higienizar as peças. Em todas as unidades de OMO Lavanderia Especializada utilizam-se linhas profissionais que foram desenvolvidas a partir do estudo de tecidos e manchas, especificamente para uso em lavadoras profissionais, com performance superior no cuidado com as peças.