Soluções em nuvem: nova tendência garante segurança e custos reduzidos de infraestrutura

Inovação é a palavra-chave para quem quer se destacar no mundo empresarial onde novos serviços e modelos de negócio são desenvolvidos a todo momento – especialmente no setor de tecnologia, onde a inovação e a criatividade são fundamentais.

Atuando no mercado tecnológico desde 1998, a Gigatron Franchising, rede desenvolvedora de softwares para empresas que atuam no varejo, se reinventa a cada dia. Suas soluções acompanham não só as mudanças do mercado, mas também as atualizações constantes da tecnologia. “É algo que não tem como fugir. Quem trabalha com tecnologia sabe que não será um trabalho constante, você não vai vender o mesmo produto ou serviço sempre do mesmo jeito. Os computadores e celulares, por exemplo, sofrem alterações o tempo todo, cada dia aparece uma versão diferente para um mesmo serviço. Se esses aparelhos são atualizados então as aplicações precisam acompanhar essas atualizações”, explica Marcelo Salomão, diretor executivo da Gigatron.

As mudanças são perceptíveis até para quem não entende do assunto: é só entrar em qualquer empresa e notar a aparência clean do ambiente, bem diferente dos escritórios de antigamente, com computadores que ocupavam toda a mesa e fios espalhados por todo lado. Os equipamentos ficaram cada vez menores e os fios e extensões deram lugar ao suprassumo da atualidade: conteúdo na nuvem.

Vantagens

Se você já navegou pela internet com certeza já usou alguma solução em nuvem. Um exemplo bem simples é o e-mail (Gmail, Outlook, Yahoo!, etc.): a interação é feita através da web e todas as informações, como mensagens e arquivos, ficam armazenadas na rede e não em seu computador. O termo SaaS (do inglês, software as a service) é o nome técnico usado para definir essas operações e significa “software como serviço”.

Para Salomão, a aplicação é a maneira mais eficaz para quem quer ter segurança na hora de guardar seus arquivos: “Quem já perdeu informações importantes sabe bem do que estou falando. O computador pode travar e num instante você perde suas fotos, seus textos, nem deu tempo de salvar seu arquivo e tudo está perdido. É por isso que muita gente tem optado pela nuvem, pois tudo é salvo automaticamente”, explica.

As empresas também não estão imunes a essas eventualidades: já imaginou perder todas as informações do seu negócio? “A melhor opção para garantir que isso não aconteça é apostar na nuvem”, aconselha. Pensando em otimizar ainda mais a vida do empresariado, a Gigatron desenvolveu um recurso capaz de integrar todas as operações do negócio em apenas um lugar: o celular.

Operação integrada

Com o software PDV Portátil a rede espera causar uma verdadeira revolução para varejistas e prestadores de serviço. “O celular substituirá o computador em todas as funções da loja. Antes era necessário ter um software específico para gestão, outro para o caixa, outro para o estoque… hoje isso não existe mais, toda a comunicação da empresa pode ser feita de maneira integrada”, explica o diretor.

Instalado no celular, o recurso é um ponto de venda portátil que se comunica com a solução SaaS da rede: todas as informações estão na nuvem e só é necessário ter acesso à internet para acessá-las. Várias mudanças foram necessárias para viabilizar o uso do celular como centro de todas as operações, por exemplo: o leitor do código de barras para a ser substituído pela câmera do celular; a internet fixa é substituída por qualquer outra internet móvel; a tecnologia NFC entra no lugar das máquinas de cartão de crédito e débito; etc.

Mas o grande diferencial é o custo de infraestrutura, extremamente baixo: “Soluções SaaS não exigem instalação local e podem ser acessadas de qualquer dispositivo. Custos com estrutura de serviços, cabeamentos, computadores potentes não são necessários quando falamos em nuvem. Ao contrário de soluções desktop onde haveria necessidade de uma instalação local com acesso restrito e atualizações presenciais”.

A aplicação teve boa recepção por parte dos clientes e apenas no primeiro mês 23 novas adesões foram registradas rela rede. Em um ano de operação são esperados cinco mil novos usuários, somando todos os produtos desenvolvidos pela franquia.