Setor de sorvetes deve apostar na biodiversidade brasileira, diz presidente da ABIS

Em 21 e 22 de setembro, o Workshop Nichos de Mercado para o Setor Agroindustrial traz mais de vinte palestras e debates sobre a utilização de frutos e plantas típicas brasileiras em diversos ramos da indústria. Com o tema “Espécies nativas do Brasil: Conhecimentos e Tecnologias”, o evento é voltado para profissionais da indústria, da produção rural, dos setores de alimentos, recursos florestais e cosméticos, pesquisadores e representantes do governo, visando fomentar a diversificação de produtos e insumos, promover o conhecimento e identificar oportunidades de negócios.

Entre os palestrantes, está Eduardo Weisberg, presidente da Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS), que abordará o cenário atual e perspectivas para o segmento, enfatizando o potencial de crescimento a partir do uso de novas matérias-primas, como frutas e castanhas nativas. “O mercado brasileiro ainda utiliza pouco de suas riquezas, sendo fundamental impulsionar o intercâmbio de alimentos nas diversas regiões do país, trazendo novas opções de sabores e funcionalidades ao produto, intensificando ainda mais as propriedades nutritivas do sorvete”, diz.

O Brasil conta com 8 mil empresas ligadas à produção e comercialização de sorvetes e ocupa a sexta posição em volume de mercado. Segundo levantamento realizado pela ABIS, o consumo de sorvetes de massa, picolés e soft totalizou 1,1 bilhão de litros em 2015, com índice de 5,59 litros por habitante ao ano. “Com a ampliação do portfólio a partir de ingredientes típicos do solo brasileiro, tendo como aliada uma comunicação intensificada, o país não só conseguirá ampliar o consumo nacional, como aumentar a exportação”, ressalta Weisberg.

A palestra ocorrerá no primeiro dia e os interessados podem se inscrever aqui. O encontro é promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e apoio institucional da Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS), Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA), Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) e Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Essenciais, Produtos Químicos Aromáticos e Afins (ABIFRA).

Agenda
Workshop Nichos de Mercado para o Setor Agroindustrial
Data: 21 e 22 de setembro de 2016.
Horário: A partir das 8h.
Local: Auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, localizado na rua Albert Sabin, sem número – Cidade Universitária “Zeferino Vaz” – Distrito de Barão Geraldo – Campinas – SP.

Palestra: “Panorama e Perspectivas do Setor de Sorvetes no Brasil – Desenvolvimento de Sorvetes com Frutas e Castanhas Nativas”, ABIS.
Data: 21 de setembro de 2016.
Horário: 16h20.
Local: Auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito