Segmento de franquias de lavanderias cresce e atrai olhar de investidores

Números da Sindilav apontam que no Brasil há aproximadamente 8 mil lavanderias em operação, entre domésticas e industriais. Nesse contexto, enquadram-se também as redes de franquias de lavanderias. Um relatório da Associação Brasileira de Franchising – ABF apresentou que o segmento de limpeza e conservação, no qual se enquadram as franquias de lavanderias, cresceu 6,8% em novas unidades no último trimestre de 2018.

“O segmento de lavanderias é um mercado que apresenta boa margem de crescimento no Brasil, e nosso know-how de mais de 20 anos e os 12 Prêmios Excelência ABF que recebemos, torna o caminho de expansão muito mais produtivo. Trabalhamos e acompanhamos as franquias do Grupo Acerte de perto, potencializando os resultados junto aos franqueados”, comenta Claudia Coifman, gerente nacional de expansão e gestão de lojas Grupo Acerte, empresa detentora das redes de franquias de lavanderias, Quality Lavanderia, Prima Clean Lavanderia Express, Laundry 4 You – Lavanderia em Condomínios, Inova Lavanderia Industrial e em costura profissional, a rede Linha e Bainha.

Por fornecer serviços que fazem parte do cotidiano das pessoas, as lavanderias ganham cada vez mais espaço na vida dos brasileiros e tornaram uma real necessidade, principalmente para aqueles que requerem um bom serviço de limpeza de roupas de uso pessoal, ou da casa, de maneira prática, segura e econômica.

Um fator importante em relação a abrir uma franquia de lavanderia é que em muitos casos, não é necessário ter força de trabalho com experiência nesta área. Ou seja, tanto o empreendedor quanto os colaboradores da lavanderia contam com treinamentos internos da rede franqueadora periodicamente. “Essa peculiaridade apoia não somente a capacitação dos trabalhadores de operação, mas os próprios empreendedores franqueados. Cerca de 90% de nossos franqueados nunca trabalharam com lavanderia antes e, mesmo assim, são bem sucedidos por meio de nossos treinamentos e consultorias em todas as áreas do negócio”, comenta Coifman.

Essa rápida adaptação ao segmento passa também pela estrutura que a rede de franchising dispõe. “Oferecemos aos franqueados treinamentos regulares em gestão, marketing, vendas, operação, atendimento, entre outros pontos, onde eles recebem orientações completas, inclusive sobre contratação de mão de obra qualificada e sobre como gerenciar o dia a dia da loja”, conclui Claudia.

Inovação em serviços e modelos de negócios

As inovações permeiam esse segmento, seja por meio de novos tipos de serviços, como a EconoBAG por exemplo, uma bolsa retornável da Quality Lavanderia, na qual o cliente lava as roupas que couberem por um preço promocional e fixo na lavanderia, produto inovador e premiado em seu lançamento, um sucesso de vendas há mais de cinco anos. Nesse ano, o Grupo Acerte também lançou a Laundry 4 You – Lavanderias em Condomínios, franquia com serviços de lavanderia com gerenciamento 100% online, tanto a gestão completa por parte do investidor, quanto o uso pelo morador ocorrem via aplicativo e tecnologia RFID.

“A Laundry 4 You era algo que já estávamos estudando há muito tempo e iniciamos com as operações próprias do Grupo, e em 2018 demos início aos modelos de franquia. Vimos a necessidade de eliminar o sistema de uso de fichas nas máquinas e modernizar a questão do uso de lavanderias nos condomínios. Estamos satisfeitos com os resultados até agora e há muito o que crescer pois temos sistemas exclusivos de tecnologia a favor de nossos clientes”, afirma Coifman.  

Em uma visão panorâmica sobre o mercado, Claudia conclui: “Para os próximos anos, percebemos que essa expansão no setor de lavanderias promete muitos avanços e novidades, principalmente porque há muitos nichos a serem explorados que atendem esse tipo de serviço. Estamos em constante movimento para oferecer o que há de melhor aos nossos parceiros”.

Quer investir uma lavanderia? Confira alguns modelos promissores:

Quality Lavanderia

Modelo de lavanderia consolidado há mais de 20 anos no mercado, a Quality é uma marca premiada, recebeu 12 Selos de Excelência da ABF. As lojas possuem equipamentos de alta tecnologia, performance e produtividade, trabalha com produtos e soluções que preservam o meio ambiente. É uma lavanderia completa, com qualidade diferenciada de atendimento e de serviços prestados. A Quality é especialista na limpeza de roupas e itens da casa e tem “prazer em cuidar bem” dos clientes, de suas roupas e do meio ambiente. “Dê mais Quality para a sua vida” e tenha mais praticidade, economia e conforto na hora de lavar roupas, pois qualidade de vida é ter mais tempo livre no dia a dia. 

Prima Clean Lavanderia Express

Modelo americano de lavanderia, adaptado ao mercado brasileiro e com mais de 12 anos atuação no segmento. A franquia é express, versátil e com o conceito inovador “self-service”, onde o cliente pode lavar e secar a própria roupa, por meio do serviço de cesto (em menos de 80 minutos), ou deixar por conta de uma atendente. A Prima Clean é uma lavanderia completa que, em sua estrutura, possui equipamentos com tecnologia avançada, de alta performance e que utilizam produtos/soluções sustentáveis. As lojas oferecem praticidade, qualidade nos serviços e economia aos clientes. É a “lavanderia de casa, fora de casa”. 

Laundry 4 You – Lavanderias em Condomínios

Tecnologia e inovação. A Laundry 4 You é um modelo inovador de franquias que garante o gerenciamento completo das lavanderias de condomínios de forma online, via aplicativo, tanto para os condomínios quanto para os moradores. É a tecnologia digital a favor do tempo quando o assunto é lavar roupas. Modelo de negócio disruptivo e que apresenta ao mercado uma nova solução para lavanderias. Conforto, praticidade, economia e conectividade, esse é o DNA da marca. Em apenas quatro passos o cliente – morador realiza todo o processo de lavagem de roupas, desde escolher a máquina, liberar o uso, lavar e secar as roupas. Ainda é possível realizar o agendamento antecipado de máquinas, conforme a necessidade.