São Paulo é o estado mais favorável para empreender e cidades do interior dominam o ranking das 100 melhores

Estudo realizado pela Endeavor e Enap revelou que, além da capital, municípios como Osasco, Jundiaí, Campinas e Limeira se destacaram em 2020

A 5ª edição do Índice de Cidades Empreendedoras 2020, elaborado pela Endeavor em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e, divulgado nesta sexta-feira (29), apontou o estado de São Paulo como o estado mais favorável para o empreendedorismo. Além da capital paulista, que obteve a pontuação de 9,51 no ranking das 100 mais atraentes, outras 28 cidades, incluindo a Região Metropolitana, interior e Vale do Paraíba também foram destaques na pesquisa. Entre as vinte primeiras colocadas aparecem Osasco (3ª), São José dos Campos (6ª), São Bernardo do Campo (7ª), Jundiaí (8ª), Campinas (12ª), Limeira (13ª) e Mauá na 18ª posição.

Para muitos empresários que atuam com o franchising, o interior paulista é uma das regiões prioritárias para o plano de expansão em 2021. Prova disso são as redes que já estão com inaugurações previstas para os próximos meses, como a Pizza Prime, franquia 100% brasileira, que até o final de 2021 vai abrir 15 lojas, sendo que três já serão inauguradas em fevereiro nas cidades de Campinas, Itu e Itapetininga; a Anjos Colchões & Sofás, que, com atuação em todo Brasil, chega a Ribeirão Preto também no próximo mês e a rede de assistência técnica Campinas Celulares, que abriu seis novas unidades ano passado no estado e, agora, já em janeiro, inaugurou a 14º em Bragança Paulista. Além destas, a escola Luminova, do grupo SEB, deve abrir as portas aos alunos de Campinas e Osasco já em 2022.

Os planos de expansão das redes de franquia focado no interior levam em conta a concorrência menor, valor de aluguel mais barato e facilidade na fidelização de clientes. Não à toa, redes como Home Angels, especializada em cuidados com idosos, OdontoCompany, de clínicas odontológicas, e Casa de Bolos, fundada em Ribeirão Preto, desenvolveram modelos de negócios que variam conforme o tamanho da cidade. Fora estas, outras também já traçaram os planos e olham a região com alto potencial, como é o caso da Chocolateria Brasileira, que pretende abrir 10 unidades até o final do ano, a Doctor Feet, rede de podologia, que está atenta às praças de Ribeirão Preto e São José dos Campos, e o Pello Menos, especializada em depilação, que traçou como meta encerrar 2021 com mais 10 contratos assinados.

Já franquias de outros estados também debruçam olhares para o estado paulista. O Espetto Carioca, rede de bares e restaurantes do Rio de Janeiro, com uma unidade em São Paulo, tem planos de abrir 15 lojas até o fim do ano entre região metropolitana e interior; assim como a rede Park Idiomas, de Uberlândia, Minas Gerais, que, em meio à pandemia, lançou um novo modelo de negócios mais enxuto focado em cidades interioranas. Por sua vez, a pernambucana PremiaPão, com valores iniciais de franquias a partir de R$ 12 mil e rápido retorno de investimento, almeja aumentar sua atual base de 137 unidades, não só nas capitais, mas também pelo interior paulista.