A rede Terra Madre – Orgânicos e Saudáveis – franquia pioneira no segmento de produtos orgânicos, naturais e itens para saúde e bem-estar – inicia 2019 dando sequência à sua estratégia de crescimento. A meta é finalizar o ano com 25 lojas em atividades. Serão 8 novas franquias e três unidades próprias em operação.
O primeiro passo para a concretização dos planos já foi dado. A marca faz sua estreia na região Sul do país no final do mês de abril com a abertura de sua primeira loja em Florianópolis (SC). Essa é a 14ª unidade Terra Madre – Orgânicos e Saudáveis e terá no comando o franqueado Tiago Santos Pagnocca. Formado em Biologia, o jovem de 33 anos abriu mão da área de atuação para empreender e se dedicar integralmente ao seu primeiro negócio próprio. “O mercado de saúde e bem-estar me atrai bastante. Sou adepto da alimentação saudável e justamente por acreditar no crescimento e força deste setor optei por este nicho. Além disso, acredito na filosofia da marca, de poder proporcionar saúde às pessoas. Diante de tudo isso, escolher a Terra Madre – Orgânico e Saudáveis para investir foi natural. A franquia reúne esses atributos e diferenciais, é séria e tem credibilidade no setor”, explica.
De acordo com Pagnocca, a relação com a franqueadora e o suporte oferecido pela rede deram ainda mais segurança na hora de investir. “Valorizo o nível de gestão e organização que imprimem ao trabalho. Será um grande prazer apresentar este conceito e estilo de vida aos moradores de Florianópolis”, conta o jovem franqueado.
O investimento para abertura da loja de 50m² foi de, aproximadamente, R$ 360 mil. A expectativa quanto ao retorno do investimento e aceitação da marca são bastante elevados, uma vez que Pagnocca enxerga sinergia entre o conceito do negócio e o estilo de vida dos catarinenses.
Conceito das lojas
De acordo com Leila Oda, sócia-fundadora da Terra Madre – Orgânicos e Saudáveis, a marca chega a Florianópolis com um mix de produtos formado por 6 mil itens, parte de mais de 90 marcas. Ela conta que é possível encontrar produtos integrais, sem lactose, sem glúten, sem gorduras, sem açúcar, diet, light, orgânicos 100% certificados, suplementos alimentares e até cosméticos naturais.
Os clientes e visitantes da nova loja Terra Madre – Orgânico Saudáveis terão, também, acesso especial à Feirinha de Orgânicos – diferencial da rede de franquias. A Feirinha de Orgânicos é promovida diariamente e acontece no interior das lojas, com seleção de frutas, verduras e legumes orgânicos, sempre fresquinhos. Segundo a empresária este é um importante atrativo oferecido aos franqueados e, claro, aos clientes. “A Feirinha de Orgânicos é um verdadeiro sucesso em nossas lojas, porque esse tipo de produto nem sempre é encontrado com facilidade. Assim, incentivamos uma alimentação livre de agrotóxicos e adubo químico, algo que faz parte da nossa missão de levar saúde à mesa das pessoas”, conta. Oda destaca que com a realização da Feirinha é possível incrementar o faturamento das lojas em até 15%.
Crescimento por franquias e expansão na região Sul
O Sul do Brasil é parte importante dos planos de crescimento da Terra Madre – Orgânicos e Saudáveis. A equipe de expansão da franqueadora fez um mapeamento das áreas de interesse na região. De acordo com Artidônio Gomes, diretor de franquias da marca goiana, além de estrear em Santa Catarina, a marca também chegará à cidade Porto Alegre (RS) ainda no mês de março e a expectativa é abrir, em breve, mais lojas nos dois estados para, na sequência, chegar ao Paraná. “Enxergamos enorme potencial de crescimento para a Terra Madre no sul do país. Queremos chegar a pelo menos 25 lojas até 2025 somando os três estados. Estamos confiantes de seguir abrindo unidades na região, gerando empregos e levando o conceito de vida saudável às pessoas”, avalia o executivo.
O investimento inicial para abertura de uma franquia Terra Madre varia de R$ 280 mil a R$ 350 mil. Essa variação acontece de acordo com as peculiaridades de cada localidade e da estruturação do ponto comercial. O faturamento médio mensal está estimado acima de R$ 120 mil, com retorno do investimento entre 24 e 36 meses.
Gomes também está otimista quanto às novidades da Terra Madre – Orgânicos e Saudáveis previstas para o ano. Segundo o executivo, há investimentos expressivos para entrada da marca no mundo digital bem como para a criação de novas modalidades de negócios. “As novidades devem ser anunciadas ainda no primeiro semestre deste ano e avaliamos um aumento de até 60% no faturamento da rede como consequência desses lançamentos”, revela.
O diretor de franquias da rede de empórios informa que, no total, a Terra Madre – Orgânicos e Saudáveis deve chegar a 25 unidades em operação até o final de 2019 e a 50 lojas até 2020. O plano de expansão prevê o crescimento da rede em espiral, o que significa que as primeiras unidades franqueadas foram abertas no estado de Goiás, berço da marca, e entorno. Hoje, a Terra Madre conta com lojas nos estados de São Paulo, Maranhão, Distrito Federal, Minas Gerais e Ceará. Com a estreia em Santa Catarina, já são 14 lojas em operação. Os estados em que a rede já chegou permanecem como alvos de interesse da marca, assim como Bahia e Mato Grosso do Sul, onde a Terra Madre também quer estabelecer lojas em breve.
“O movimento em busca de uma vida mais saudável tende a crescer cada vez mais. As pessoas descobriram que gastar um pouco a mais com alimentos que trarão benefícios para a saúde é uma inteligente forma de economizar no futuro com medicamentos. Por isso, o mercado de saudáveis tende a crescer mais e de forma cada vez mais acelerada e o mercado de orgânicos sem dúvida vai acompanhar esse movimento”, afirma Leila Oda, diretora e fundadora da Terra Madre – Orgânicos e Saudáveis.