O Brasil está em 4º lugar no mundo entre os países com maior número de redes de franquias. Somente no primeiro trimestre de 2018, o setor cresceu 5% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Com pouco mais de um ano desde a abertura da sua matriz, em Florianópolis, a rede de restaurantes Saladices está se tornando referência em franchising de alimentação saudável. Em maio, foi inaugurada a primeira unidade fora de SC, em Canoas (RS) e já estão confirmadas 20 lojas novas para 2018, entre elas mais duas na Grande Florianópolis. A rede foca em ingredientes orgânicos e funcionais, tanto nas saladas, quanto para os lanches e sucos que compõem o menu.
Além de SC e RS, o Saladices deve chegar em SP, RJ e BA ainda neste ano, principalmente devido à entrada de um máster franqueado no Rio de Janeiro. No faturamento, a expectativa é de crescerem em 8% em cada PDV. A previsão é de que as novas unidades sigam o ritmo aquecido de Santa Catarina, que, em 2017, vendeu mais de 110 mil refeições e teve faturamento bruto de R$ R$ 2.382.006,23.
Segundo o Gestor Geral do Saladices, Felipe Amorim, o público-alvo para o franchising da rede está no pequeno e médio empreendedor que deseja alternar investimentos, de olho em um dos setores que mais cresce no Brasil, que é o de alimentação saudável. A rede marcou presença na ABF Franchising Expo.
Mix de produtos
Protagonizando o cardápio do Saladices estão as saladas orgânicas – exclusivas misturas que podem ser escolhidas entre as opções com receita fixa do menu ou totalmente personalizadas, combinando ingredientes. Além das saladas, o mix é composto por sucos, bolinhos doces salada de frutas, pão de queijo, smoothie, wraps e pratos quentes, todos utilizando ingredientes nutricionalmente funcionais. O menu é atualizado com lançamentos duas vezes ao ano, acompanhando Verão e Inverno, o que movimenta o balcão e atrai maior público pelas novidades. Todo o cardápio é elaborado e assinado por uma nutricionista funcional de forte reconhecimento no setor, Cris Tozzo.
Propósito
O Saladices nasceu em 2016, com a missão de facilitar o acesso a uma alimentação leve, equilibrada e saudável e ajudar as pessoas a comerem bem a qualquer hora do dia. A proposta é oferecer não apenas saladas orgânicas, mas saborosas misturas verdes que podem ser escolhidas entre as opções com receita fixa do cardápio ou personalizadas, combinando seus ingredientes favoritos.
“Nossa preocupação é com a qualidade dos alimentos que servimos aos nossos clientes, por isso valorizamos a origem dos nossos fornecedores”, afirma Fabiana Ramos, que está à frente da primeira unidade Saladices, que também é a loja modelo. As folhas verdes são todas orgânicas, vindas de produtores locais certificados que respeitam aspectos ambientais, sociais e culturais, focadas em um sistema de vida sustentável.
Investimento e retorno
Para abrir uma franquia Saladices, a estimativa é de investimento inicial a partir de R$ 300 mil para loja de rua e de R$ 325 mil para loja de shopping. Já em espaço, as lojas de rua devem ter a partir de 100 metros quadrados e as de shopping 45. Com 22% de taxa de lucratividade, o prazo de equilíbrio previsto é de seis meses e inferior a dois anos para retorno.
Em 2017, o faturamento do setor de franquias cresceu em 8%, alcançando R$ 163 milhões. O número de unidades também obteve um crescimento no ano de 2017, somando mais de 145 mil unidades espalhadas por quase metade dos municípios brasileiros. O setor predominante é Alimentação (34%) e Serviços Educacionais (18%), mas, em 2017, houve o crescimento da participação do segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar (de 12% para 16%).
Para o sócio-diretor da rede, João Neto, um dos motivos para o sucesso da marca é o impacto natural nas redes sociais e entre o público. “Seus seguidores não se limitam aos clientes rotineiros, mas também aos amantes do conceito da marca, os brandlovers. Eles são simpáticos ao posicionamento e ao propósito da rede, não apenas à qualidade dos produtos vendidos”, elenca. Esse conceito já conquistado é um diferencial muito importante no relacionamento com o cliente.