Rockfeller Language Center intensifica plano de expansão em 2021

A rede encerrou 2020 com 74 unidades em operação e 22 novas franquias vendidas para serem inauguradas até o meio do ano

A Rockfeller Language Center, rede de franquias de ensino de inglês e espanhol, encerrou o atípico ano de 2020 com 74 unidades em operação e 22 novas franquias vendidas – sendo que 15 serão inauguradas até o meio de 2021. A rede encerrou o ano de 2020 com faturamento de R$40 milhões.

Fundada em 2006, em Balneário Camboriú (SC), a rede teve a segunda unidade aberta dois anos depois do lançamento da marca. Em 2008, já com cinco escolas em operação, a Rockfeller Language Center adotou o sistema de franchising para expansão. Nos primeiros quatro anos, o crescimento foi planejado sistematicamente, visando investir primeiro no modelo de ensino e aperfeiçoar o modelo de negócios, para então acelerar o processo de expansão a partir de 2013.

Para André Belz, diretor da Rockfeller Language Center, esse planejamento estratégico para a expansão mostrou-se eficaz, pois a rede nunca fechou uma unidade – inclusive foi graças a esse planejamento, alinhado a uma rede de franqueados integrada, que a marca passou os meses mais críticos da pandemia do coronavírus sem fechar nenhuma unidade. Também em 2020, a marca foi reconhecida – pela segunda vez consecutiva – com o prêmio que chancela a rede com cinco estrelas e os franqueados mais satisfeitos do Brasil (Guia de Franquias da revista “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”), além de ter sido destaque na categoria Sênior e receber o Selo de Excelência em Franchising da ABF (Associação Brasileira de Franchising) pela sétima vez. “Acreditamos que tudo isso se deve à qualidade do produto e à solidez do plano de negócios que criamos para a expansão da Rockfeller”, pontua o empreendedor. A rede tem a meta de chegar a 120 unidades até o final de 2021, e alcançar R$70 milhões em faturamento.

O plano de expansão da Rockfeller segue a tendência do setor de franchising de buscar novas praças, fora dos eixos das capitais, indo para cidades que estejam em ascensão de PIB e população. “Possibilitar que mais pessoas tenham, à disposição, uma de nossas escolas é essencial para nós. Aprender um segundo ou terceiro idioma, muitas vezes, é o start para tirar sonhos do papel, sejam eles profissionais ou pessoais”, destaca Belz. “Nosso plano de expansão é pensado e executado de forma a ajudar mais alunos a conquistarem o mundo com um novo idioma”, afirma.

Para abrir uma unidade da rede o investimento varia de R$ 90 mil a R$ 400 mil, dependendo da cidade e do tamanho da escola. Os valores incluem taxa de franquia, montagem da unidade e capital de giro.