Retorno da ABF Franchising Expo traz novidades e mostra desejo do brasileiro por empreender

Em quatro dias de evento, a visitação chegou a 65 mil pessoas, trazendo empreendedores de várias partes do Brasil e até do exterior

Público em um dos corredores da ABF Franchising Expo 2022: qualificado e interessado em ter o próprio negócio (Foto: StudioF)

Em seu retorno após dois anos de pandemia, a ABF Franchising Expo, maior feira de franquias do mundo, confirmou mais uma vez a grande disposição dos brasileiros em abrir e desenvolver seus negócios. Em quatro dias de evento, a visitação chegou a 65 mil pessoas, trazendo empreendedores de várias partes do Brasil e até do exterior. Foram 457 marcas expositoras, sendo que quase 200 participando pela primeira vez. Dada a demanda em 2022, a área da feira foi ampliada para 32 mil m² no total. Expositores e a organização do evento relatam a presença de empreendedores, de diferentes perfis, qualificados, com boa preparação prévia e segmentos ou ramos alvo.

“É meu segundo dia aqui na feira, vim do interior de São Paulo e tenho interesse em abrir uma franquia na minha cidade. Estou analisando a área de Saúde, Beleza e Bem-Estar por ser um segmento que vem crescendo no mercado”, disse Ana Cecília Alvarenga, empresária.

“É minha terceira vez na ABF Expo, trouxe meu filho para conhecer a feira e me ajudar na escolha da melhor franquia para investir. Temos sociedade em uma rede de academia, mas o foco hoje é no segmento de Alimentação”, afirmou Isaac Rabelo, empresário.

A feira representa e alavanca um setor que já recuperou grande parte dos impactos da pandemia – as franquias registraram um crescimento de quase 14% em 12 meses (2T2020-1T2021 X 2T2021-1T2022) –, atraindo cada vez mais investidores – o volume total de unidades cresceu 9,1% em 2021. Atualmente, o franchising brasileiro fatura mais de R$ 185 bilhões e dispõe de mais de 171 mil operações no País, com quase 1,5 milhão de empregos diretos.

Realizado pela ABF – Associação Brasileira de Franchising –, com organização e promoção da Informa Markets, o evento ocorreu de 22 a 25 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo. A edição deste ano, a 29ª, contou com o patrocínio de Bradesco, PagBank/PagSeguro, Santander/Getnet, Banco do Brasil e Prudential. O evento contou ainda com a presença de quase 30 celebridades de áreas variadas como Caio Castro, Caito Maia, Celso Portiolli, Deborah Secco, Dr. Paulo Muzy, Duda Nagle, Érick Jacquin, Fofão (Hélia Silva), Giovanna Antonelli, Helô Pinheiro, Marcelo Negrão, Netinho de Paula, Renato Góes, Sabrina Sato, Thaila Ayala e Tiago Abravanel.

Para o presidente da ABF, André Friedheim, “sem dúvida esta foi a feira da retomada do setor após dois anos desafiadores de pandemia. E é muito importante notar que o interesse permanece por parte dos dois lados: redes de franquia com planos agressivos de crescimento e empreendedores ávidos por novidades e negócios lucrativos. A feira presencial continua sendo um ambiente muito favorável para fazer este ‘match’, alavancando o crescimento do setor nos próximos meses”.

A relevância dos eventos presenciais, como as feiras de negócios, e da retomada da própria ABF Expo, foram observadas por Hermano do Amaral Pinto Junior, diretor de Portfólio da Informa. “Temos uma grande demanda reprimida por eventos presenciais. Com segurança, as pessoas querem se encontrar, ter esse contato mais próximo. É nos eventos presenciais que conseguimos proporcionar uma experiência mais completa e profunda, ainda mais no caso do mercado de franquias que exige um investimento significativo, uma avaliação criteriosa, em uma relação de longo prazo. Não por acaso, tivemos um feedback positivo do público na feira da ABF e em outros eventos de negócios que realizamos”, declara.

O evento evidenciou também movimentos importantes. “Além das tradicionais Alimentação e Educação, tivemos uma forte presença de franquias de Moda, com destaque para lingerie e roupas masculinas, franquias B2B associadas à Casa e Construção, Tecnologia, Gestão, Finanças, Seguros e Energia Solar, e redes de Saúde, Beleza e Bem-Estar com serviços de estética, saúde e odontologia, e academias especializadas, como boot camp e para crianças. As lavanderias, com diferentes propostas, também marcaram presença”, ressalta o presidente de ABF. Destaque também para a forte participação de microfranquias, modelos alternativos de venda (home based, virtuais, vending machines, container, tuk tuk, carro, quiosque etc.) e o interesse pelo setor por parte de bancos, fornecedores de tecnologia e outros elos da cadeia produtiva do franchising.

A reinvenção de segmentos tradicionais também continua. Em Alimentação, além da forte presença de hamburguerias, pizzarias, sorveterias e negócios especializados em açaí, chegaram forte também cervejarias, bebidas, alimentos naturais, vinhos, cookies, panificação e comidas brasileiras em box e panelas. Apareceram também nichos como algodão doce colorido, sorvete em bolinhas, pipocas gourmet, congelados e até um fast food da Hello Kit. Em Educação, cresceram muito os modelos digitais, com aulas de robótica e profissionalizantes.

Outras propostas interessantes foram de banco digital, mercado autônomo em condomínios, gestão e desenvolvimento humano, locação e venda de insumos e equipamentos industriais (até de geradores), serviços tributários, softwares e plataformas de gestão, para o mercado rural, logística (agenciamento de envios), tintas, gestão de importação e exportação, papel de parede (incluindo impressão), chip para celular, iluminação led e intermediação de venda de carros. Um dos expositores estava, inclusive, captando leads para abertura de unidades em Portugal.

A ABF Franchising Expo trouxe mais uma vez marcas reconhecidas com o objetivo de escalar seus negócios, tais como: AlphaGraphics, Aramis, Babbo Giovanni, Burger King, Constance, Hope Lingerie, Jogê, Pampili, Paris 6, Reserva e Valisére. Outra marca das mais tradicionais, a fabricante de brinquedos Estrela lançou seu modelo de franquia na feira da ABF, a Estrela Beauty, do segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar.

“Notamos também uma maior maturidade do setor, com muito grupos empresariais de larga atuação e um uso cada vez mais intensivo de tecnologia em todo o processo, incluindo ERPs, plataforma de gestão de franqueados, comunicação, captação de leads, gestão de performance e outros”, afirma André Friedheim.