A forma de fazer pagamentos pode mudar radicalmente nos próximos anos. Muitas empresas apostam na expansão do pagamento com QR Code. O Brasil possui cerca de 60 milhões de desbancarizados. São pessoas que não têm conta em banco e por isso ficam sem acesso a outros produtos financeiros, como cartões, empréstimos ou investimentos. Situações simples, como comprar um produto pela internet, se tornam complicadas para esse público.
Por outro lado, o país tem 230 milhões de smartphones, o que dá mais de um aparelho por habitante. Por que então não permitir que os desbancarizados consigam realizar transações financeiras com o celular? É mais ou menos isso que acontece com o QR Code. Nesse sistema, o cliente só precisa do celular para “ler” o código de pagamento da loja, dispensando o uso de cartões ou dinheiro em papel. A massificação desse tipo de pagamento exige uma mudança de hábito tanto por parte do usuário quanto do estabelecimento comercial.
O Futuro chegou!
As empresas vêm inovando na hora de apresentar diferentes opções para o cliente pagar a conta. Com apoio da tecnologia de empresas parceiras, algumas redes estão sendo pioneiras em experimentar diferentes e inovadores meios de pagamento.
O autoatendimento é o serviço mais desejado pelos frequentadores dos supermercados. Pesquisa do Ibope Inteligência encomendada pela Apas mostra que 86% consideram esse serviço importante ou muito importante. “O brasileiro já é um dos que mais usa autoatendimento no mundo. Tome como exemplo os bancos e aeroportos. A experiência no supermercado é um pouco diferente, pode envolver um grau a mais de dificuldade, como pesar frutas e legumes”, diz Thiago Berka, economista da Apas -Associação Paulista de Supermercados-.
Conheça quem está inovando:
Nos quiosques da rede especializada em castanhas, o pagamento da compra pode ser feito via QR Code. Oferecida em parceria com o Mercado Pago, a modalidade permite que o consumidor aproxime o celular com o aplicativo do Mercado Pago do QR Code presente nos caixas dos quiosques e efetue o pagamento sem precisar usar dinheiro ou cartão. A parceria entre as duas empresas oferece ainda R$ 10 de desconto para duas compras por mês a partir de R$ 20.
Na rede de alimentação saudável, as formas de pagamento incluem desde os tradicionais cartões de crédito e débito até as inovadoras modalidades: Apple Pay, serviço de pagamento oficial da Apple integrado ao iPhone, o Samsung Pay, que utiliza o mesmo método de pagamento por aproximação de celulares e relógios, porém da marca da Samsung, e o já bastante conhecido e usual QR Code, código de barras bidimensional para ser escaneado através de telefones celulares equipados com câmera.
Na unidade do brechó de luxo, em São Paulo, os pagamentos das roupas, sapatos, bolsas e acessórios, podem ser feitos via celular ou smartwatch. Basta que o cliente aproxime o celular ou o relógio nas maquininhas da Stone ou Rede, e oficializem as compras sem que precisem usar cartão ou dinheiro. Já para os clientes que optarem pela compra diretamente pelo site, a rede oferece a possibilidade de pagar de forma segura pelo Pagseguro.