Rede de franquia de comida italiana fatura R$ 50 milhões em 2021 e vai criar fábrica com produção de 1 tonelada por dia em 2022

Itália no Box comercializa mais de 80 toneladas de massa em 2021 e pretende faturar R$ 100 milhões em 2022

O mercado de franchising mostrou resiliência na pandemia e apresenta perspectivas melhores, conforme os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). No acumulado dos últimos 12 meses, a pesquisa mostra que o setor de franquias apresentou uma variação positiva de 8,4% em sua receita, com um avanço de R$ 168,177 bilhões para R$ 182,381 bilhões — próximo aos R$ 182,657 bilhões registrados no mesmo período em 2019. O setor também totalizou 1.388.560 trabalhadores diretos nos meses de julho, agosto e setembro deste ano.

Segundo a ABF, o movimento está ligado à gradual retomada da atividade econômica e da vida social, com o consumidor retomando hábitos até mesmo em áreas como alimentação fora do lar e turismo.

Falando, especificamente, do setor de alimentação, ele registrou um crescimento de 7,9% no terceiro trimestre de 2021 e está com saldo positivo no acumulado do ano, segundo dados da ABF.

Seguindo a mesma tendência de crescimento está a Itália no Box, rede de franquia especializada em comida tipicamente italiana, que registrou um crescimento de 70% comparado a 2020 e apresenta um faturamento de R$ 50 milhões.

Em 2021, a rede inaugurou 24 unidades espalhadas pelo Brasil e contou com os franqueados para ver o negócio expandir e fazer sucesso. Além disso, foi alcançada a marca de 80 toneladas de massas produzidas em 12 meses.

“A diversidade da cozinha italiana não aparece apenas nos múltiplos sabores, mas também no leque dos preparos. Além disso, a dedicação aos ingredientes formou cidades seculares que, até hoje, são visitadas por se especializarem em produzir delícias específicas. A história dessa cozinha é uma festa — coisa que nós sabemos fazer muito bem em nossos pratos e em nossas franquias”, afirma Gabriel Alberti, CEO e fundador da rede.

Apesar dos bons resultados de 2021, o CEO não pretende parar e quer expandir ainda mais a marca. Atualmente, a Itália no Box conta com 46 unidades e, para 2022, o desejo de Gabriel é vender mais 30 e inaugurar 15.

E não para por aí, pois além da abertura das novas unidades, a marca também está com planos, para o segundo semestre, de abrir uma nova fábrica, localizada no nordeste do Brasil, que irá atender cerca de 50 unidades do Norte e Nordeste.

“Se em 2021 alcançamos a marca de 80 toneladas em 12 meses, para 2022, a meta é comercializar 30 toneladas por mês. A nova fábrica terá mais de 2 mil metros quadrados e terá capacidade de produção de mais de uma tonelada de massa por dia”, explica Alberti.

Com a previsão de abertura da nova fábrica e das novas unidades, a Itália no Box quer dobrar o faturamento e alcançar a marca de R$ 100 milhões faturados em 2022. Além disso, o objetivo é ter mais de 76 franquias espalhadas pelo Brasil e começar, também, o plano de expansão para a América Latina e Europa.

“Sabemos da qualidade das nossas massas e acreditamos que pessoas de outros países e regiões precisam conhecer, por isso temos como um dos principais objetivos da rede a expansão para outros países. 2022 nem chegou e nós já estamos cheio dos planos e objetivos, além de estarmos sedentos para alcançar todos”, finaliza o CEO.