Rede aposta em tratamento estético masculino e promete expansão em tempos de crise

Com faturamento anual estimado em 2 milhões de reais, a rede de franquias Garagem Barba Cabelo & Bem Estar entrou em 2001 no mercado de estética, beleza e bem estar com uma aposta arriscada: o público masculino. Responsáveis por 30% da demanda por esse tipo de serviço, esse público tem assistido o surgimento de redes especializadas no cuidado estético para o homem.

Com decoração retrô que remonta as antigas barbearias famosas nos anos 50, a rede possui atualmente três unidades – com a primeira loja aberta em Moema, bairro de alto padrão na grande São Paulo e onde se concentra seu público alvo – executivos e profissionais liberais.

São em média de 1300 clientes por mês com um tíquete médio de R$ 150 gastos em sua maioria com o tradicional corte de cabelo e barba, embora a rede mantenha ainda serviços de tintura, ondulação, hidratação, relaxamento, prótese capilar,pintura de barba, cavanhaque, limpeza de pele, hidratação facial, tratamento para a área dos olhos, antienvelhecimento, flacidez cutânea, gordura localizada, drenagem linfática, renovação celular, manicure, podologia, massagem anti-estresse, shiatsu e Dia do Noivo.

Em entrevista exclusiva para o Mapa das Franquias, a empresária e proprietária da rede, Fernanda Montes Dib respondeu a cinco perguntas essenciais para quem pensa em adquirir uma unidade da rede. Confira:

Qual o custo de uma unidade e quantas já foram entregues até hoje? Estão presentes em outras cidades/estado?

Custo de uma unidade e em torno de R$370.000,00, ate o momento são 3 unidades próprias Moema, Itaim e Vila Olímpia (dentro da Johnnie Wash) e 2 franquias, uma em Recife- PE e outra no Jd Anália Franco em SP (a ser inaugurada em agosto/15)

Estima-se que cerca de 30% da demanda por serviços estéticos seja composta pelo público masculino. Não é uma fatia de mercado pequena se comparado com outros serviços de beleza? Qual o perfil do homem que frequenta uma barbearia e/ou a Garagem Barba e Cabelo?

É o executivo ou profissional liberal na faixa etária dos 25 aos 55 anos. Classe A e B.

Como todo serviço de franquias, as barbearias têm se multiplicado. Como vocês fazem para se destacar no mercado? O segmento vive uma expansão? Como vocês avaliam o momento atual?

Nós nos destacamos no mercado por não sermos somente uma barbearia. Nós também temos todos os serviços de estética e bem estar, só que voltados exclusivamente para o publico masculino. O segmento vive uma expansão sim, estamos tendo uma procura grande este ano de novos interessados em entrar neste segmento.

Durante muito tempo chegou-se a cogitar ao fim das barbearias (pessoas fazendo a barba em casa, correria, etc…). O que vocês acreditam que tenha sido o ponto de virada para a mudança de interesse do consumidor? Havia uma demanda reprimida? De quanto é essa demanda atualmente?

Os homens atualmente estão buscando um tempo para eles, não somente para fazer a barba e sim buscando um momento de cuidado e bem estar próprio para fugir na correria do dia a dia. Acho que havia uma demanda reprimida grande, o exemplo disso é o crescente número de barbearias atualmente.

Vivemos um momento de desaceleração da economia e o segmento de vocês é um dos primeiros a serem cortados no orçamento de grande parte da população. Como vocês têm sentido isso? Alguma estratégia especial para sobreviver a essa onda de pessimismo?

Apesar de estarmos realmente vivendo um momento de desaceleração da economia, não sentimos no movimento do Garagem. Na nossa leitura, dado a magnitude da crise, as pessoas deixaram de lado grandes gastos como viagens, troca de bens e outros. Isso fez com que sobrasse alguma verba no orçamento para gastos menores. E, nesses momentos, nada melhor do que dedicar um tempo para nos sentirmos bem.

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