R$10 MIL! Microfranquias são oportunidades para quem quer empreender investindo pouco

Quem vai empreender em 2021, mas não quer arriscar começar um negócio do zero, investir em uma franquia pode ser o caminho.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), as microfranquias ganharam espaço durante a pandemia. Segundo a associação, os motivos da alta procura pelo modelo de negócio está relacionada com o alto desemprego, o custo baixo de investimento e a baixa de juros. A microfranquia tem feito tanto sucesso, que muitas marcas que antes não tinham este formato de investimento desenvolveram modelos mais enxutos para atrair interessados. A busca pelo negócio próprio, sem a necessidade de injetar um alto valor, atingiu em cheio a Caricanecas, que vendeu mais de 100 unidades desde o início da pandemia.

BAIXO CUSTO, SEM SAIR DE CASA

Com modelo de negócio home-based e baixo custo de investimento, em torno de R﹩ 9 mil, o negócio dá a oportunidade de empreender utilizando uma estrutura mínima: computador, material de comunicação, equipamento para impressão de canecas. “A pessoa pode começar em casa, trabalhando sozinha, economizando com funcionários. O sucesso depende só dela, sendo que a franqueadora ensina o caminho das pedras para divulgar o negócio, se relacionar com os clientes e abrir mercado”, conta o fundador da Caricanecas, Wdson Sandenys.

FORMATO DO FUTURO E FLEXIBILIDADE

O sistema home based diversificou o formato de trabalho neste ano. Segundo o Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 4,5 milhões de brasileiros complementam sua renda sem sair de casa. Trabalhar home office é cada vez mais comum, inclusive no mercado de franquias. Na Caricanecas, por exemplo, já são mais de 600 franqueados que dedicam tempo para conquistar clientes e realizar vendas, tudo sem sair de casa.

O motivo de tamanho sucesso é simples: baixo investimento, baixo custo fixo, flexibilidade de horário e bom retorno financeiro. “Eu queria algo que que oferecesse flexibilidade, comodidade e deslocamento fácil e rápido. Quando descobri a Caricanecas, vi que eu poderia ter tudo isso e ainda ter o meu próprio negócio”, conta o franqueado da marca, Gabriel Valle, de 25 anos.

AUTONOMIA, VENDA ONLINE E LUCRO

Outro benefício que Gabriel aponta neste modelo de negócio é o baixo investimento em comparação ao lucro mensal. “Você investe um valor relativamente baixo, não tem custos fixos como aluguel, salários de funcionários e outros gastos comuns de pontos comerciais; e no final do mês consegue garantir uma boa renda”, explica. Segundo o empresário é possível garantir uma renda de R﹩ 4 mil a R﹩ 6 mil com a venda de canecas e brindes personalizados.

Atuando de casa, os franqueados possuem autonomia quanto ao horário, dinâmica de trabalho e cartela de clientes. Ao realizarem uma venda, enviam as fotos para a franqueadora e os desenhistas fazem as caricaturas. Em média, são desenhadas 500 caricaturas por dia.