Qual o tamanho ideal para a estrutura do seu negócio?

Segundo José Araújo Netto, fundador da rede Porks – Porco & Chope, o mercado nacional hoje está propício a estabelecimentos de médio porte, com faturamento médio de R$ 100 mil e custo de aluguel aproximado de R$ 5 mil

Segundo levantamento da Associação Brasileira de Restaurantes e Bares (Abrasel), a taxa de mortalidade destes estabelecimentos é de 35% já no primeiro ano, número que supera o índice das micro e pequenas empresas em geral. Por conta disso, é importante que futuros empreendedores estejam por dentro das tendências de mercado para saber como montar uma estrutura ideal e não fazer parte da estatística.

Para o empresário do segmento da alimentação José Araújo Netto, fundador da rede Porks – Porco & Chope, O Bar do Açougueiro, entre outras que somadas contam com quase 100 unidades espalhadas pelo país, o principal erro de empreendedores iniciantes é apostar em estruturas absurdas, pensando que o tamanho do estabelecimento vai refletir no número de clientes. “Ambientes muito amplos podem causar a sensação de que a casa está sempre vazia, afastando principalmente o público jovem, que sai de casa à procura de convívio social”, aponta.

O número de funcionários, valor do aluguel e custo de implementação da loja, com projeto, mobiliário e equipamentos, também estão diretamente relacionados ao tamanho do empreendimento. “Bares e restaurantes muito grandes exigem um investimento inicial bastante alto e, consequentemente, pedem um tempo maior de retorno”, explica. Apesar dos desafios enfrentados por donos de grandes estabelecimentos, nem sempre optar por uma casa pequena é a melhor opção.

“É de conhecimento geral que o maior pico de movimento em bares e restaurantes está nos finais de semana. Estabelecimentos muito pequenos não têm espaço para recuperar o lucro perdido em dias de baixa demanda”, diz. O empresário conta que as unidades da rede Porks – Porco & Chope, por exemplo, são todas pensadas para comportar pelo menos 100 pessoas sentadas, seja na área interna ou externa, para que, dessa forma, a média final de faturamento seja sempre positiva.

Segundo Araújo Netto, o mercado nacional hoje está propício aos estabelecimentos de médio porte, com faturamento médio de R$ 100 mil e custo de aluguel aproximado de R$ 5 mil. “Para dar início à missão ‘como montar um bar’, só é preciso um balcão com fácil acesso, um salão para dispor as mesas, banheiros, uma área de cozinha e também uma área de estoque. Além de, claro, todo um cuidado com o visual e o marketing do estabelecimento”, conta. “Não gosto de falar em metragens, pois com um bom planejamento até mesmo a calçada em frente ao bar pode fazer parte do seu negócio”, complementa o empresário.