Projeto Criança de Visão já impactou 5 mil crianças com doação de óculos

Iniciativa realizada pela franquia Instituto Visão Solidária já doou mais de 1.200 pares de óculos

O número de crianças e adolescentes com problemas oculares vem aumentando significativamente ano após ano. Um dos motivos pelo aumento é o uso precoce e excessivo de telas. Uma pesquisa realizada pela Agência Internacional de Prevenção da Cegueira (IAPB) e a Fundação Seva mostra que quase 800 mil crianças brasileiras vão para a escola com problemas de visão não corrigidos.

Segundo o estudo, uma criança com problemas oculares como miopia, astigmatismo e hipermetropia aprende aproximadamente metade do que uma criança com visão boa ou corrigida.

Além disso, outro estudo realizado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), alertou para o avanço dos casos de miopia entre crianças e adolescentes. De acordo com o conselho, a taxa de progressão desse distúrbio visual cresceu em 70% dos pacientes de 0 a 19 anos a partir de 2020.

Através desse aumento de deficiência visual nas crianças, muitas que não possuem condições de comprar óculos, acabam desistindo de suas atividades escolares, interrompendo uma etapa fundamental da vida.

O MEC (Ministério da Educação), identificou que cerca de 23% dos casos de abandono escolar estão relacionados a problemas de visão.

Visualizando esse cenário, a marca Instituto Visão Solidária (IVS) – rede de franquias do segmento óptico – que já nasceu com o propósito de democratizar o acesso aos óculos, oferecendo produtos de qualidade com um preço acessível, lançou há um ano, campanha para doar óculos para crianças em vulnerabilidade social.

“O projeto que foi denominado de ‘Criança de Visão’ tem o objetivo de impactar cerca de 80 mil crianças e com a meta de doar 20 mil óculos. Além disso, vamos gerar envolvimento da comunidade escolar e resultados positivos que serão percebidos na educação e no bem-estar das crianças beneficiadas”, detalha o fundador e CEO do IVS, Tony Cozendey

Resultados

Em apenas um ano de projeto, o Instituto Visão Solidária já ajudou cerca de 5 mil crianças, doando em torno de 1.200 óculos. O IVS percorre comunidades mais vulneráveis, onde muitas crianças não possuem condições para arcar com os custos de corrigir os problemas de visão.

A missão do projeto do IVS é de promover um impacto positivo e significativo em diversos aspectos da vida dessas crianças, para que elas tenham um desenvolvimento pessoal adequado e de qualidade.

“O principal objetivo do projeto ‘Criança de Visão’ é corrigir deficiências visuais em crianças menos favorecidas. Como o próprio MEC alertou, os problemas de visão são uma das principais razões para a evasão escolar. Distúrbios oculares não tratados em crianças da educação básica podem causar prejuízos significativos”, comenta Tony Cozendey.

Além disso, o IVS oferece atendimento oftalmológicos para essas crianças, levando médicos e especialistas para detectar os possíveis problemas oculares.

Parceria e expectativas

O IVS irá envolver todas as suas 174 unidades franqueadas, que estão espalhadas por 24 estados brasileiros, na campanha “Criança de Visão”. A marca indica que, em média, cada franqueado contribui com a doação de cinco óculos por mês, totalizando mais de 700 óculos doados por ano.

“Essa colaboração dos nossos franqueados será essencial para alcançar a meta de 20 mil pares de óculos. Também aconselhamos que cada um busque por clínicas locais, apresente o projeto para ressaltar o impacto social, buscando negociar consultas gratuitas para as crianças”, conta Tony.

O fundador do IVS também enfatiza pelas parcerias com colégios em áreas periféricas, pois, explorar colaborações com escolas nessas localidades pode ser uma maneira eficaz de alcançar um grande número de crianças. “É importante buscar a colaboração com a polícia militar, associações, ONGs e igrejas, para estabelecer parcerias com organizações locais, poder ampliar nosso alcance e fortalecer o impacto que desejamos obter”, finaliza o executivo.