Por que o ensino do inglês e a educação financeira caminham lado a lado no Brasil?

57% da população brasileira está inadimplente segundo o Serasa

Photo by Micheile Henderson on Unsplash

Em 2020, ano que a Base Nacional Curricular (BNC) tornou obrigatória o ensino financeiro nas escolas públicas e particulares, os órgãos regulatórios como o Serasa, registrou um aumento, totalizando 57% da população brasileira está endividada! São 62,6 milhões de pessoas que estão com dívidas.

Para Maurício Moura, diretor de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta do Banco Central, a importância de criar crianças e jovens que saibam planejar seu financeiro é fundamental. “O estudante terá uma vida financeira saudável e poderá mudar a sua família. Queremos que cheguem para se relacionar com o sistema financeiro e entendam cada produto e como podem formar a própria poupança “. Ainda segundo o diretor do Banco Central, os conceitos de educação financeira e poupança podem ser encarados sob três aspectos. “Primeiro, a pessoa deve poupar ativamente, separando mensalmente parte da renda. Além disso, deve economizar para ter uma velhice tranquila. E ainda podem antecipar um sonho, com o crédito planejado, e comprar, por exemplo, fazer um intercâmbio ou comprar uma casa”.

A escritora de livros infantis voltados às finanças, Ana Pregardier, acredita que além do papel da escola como mediadora da educação financeira, os pais não podem relegar o assunto apenas ao ambiente escolar. “O objetivo familiar não é deixar na mão das instituições. Eles precisam estar ao lado das crianças e jovens, demonstrando que finanças não é só dinheiro ou juros, mas uma solução amigável e fácil de resolver as coisas”, explica. “Precisamos ensinar para que os filhos não se tornem adultos que gastam compulsivamente e não conseguem economizar.” A noção de poupar para fazer uma viagem internacional em família, por exemplo, é uma experiência muito rica, divertida e prazerosa, e, se planejada junto aos filhos, fará com que eles aprendam, além da economia doméstica, a dar mais valor às conquistas.

Para Leiza Oliveira, CEO da Minds Idiomas , “Educar financeiramente nossos filhos possibilita que eles sonhem mais alto, como fazer um intercâmbio ou morar fora do país. Temos um modo de ensino natural, seguindo o processo de aprendizagem da criança; Além disso, aqui na Minds, estimulamos nosso Kids and Teens a calcularem despesas, a irem ao supermercado, e a planejarem suas vidas com o inglês auxiliando eles a alcançarem maiores sonho”, finaliza.