A Bibi, rede de franquias de calçados infantis, conquistou mais uma vez a certificação como franquia internacional concedida pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) em parceria com a Apex-Brasil. O reconhecimento destaca o desempenho da empresa na expansão além das fronteiras nacionais e reforça sua posição como referência em calçados infantis. A Bibi permanece como a única representante do setor calçadista infantil na categoria Sênior da iniciativa, reiterando sua relevância no mercado global.
Com 23 operações internacionais e presença em países como Peru, Chile, Guatemala, Bolívia, Equador e Angola, a marca tem consolidado um plano robusto de crescimento. A entrada na África, por exemplo, marca uma fase estratégica da empresa fundada em Parobé, no Rio Grande do Sul. Esta é a primeira expansão da companhia para fora da América Latina, ampliando a atuação para outros continentes e fortalecendo a presença em mercados emergentes.
“A expansão para o continente africano, especialmente para a Angola, é muito importante para a Bibi. O país possui uma forte afinidade cultural e linguística com o Brasil, o que contribui para uma inserção mais fluida da marca e maior sinergia com o público local. Essa familiaridade facilita a operação, o treinamento de equipes e a comunicação com os consumidores. Acreditamos que a presença física é fundamental para fortalecer o relacionamento com o cliente, transmitir confiança e consolidar o propósito da Bibi de fazer o bem para gerar boas lembranças”, explica Andrea Kohlrausch, presidente da empresa.
Com mais de 76 anos de história, a Bibi foi pioneira na produção de calçados infantis no Brasil e iniciou o processo de internacionalização ainda nos anos 1970, com exportações de private label para diversos mercados. A partir da década de 1990, passou a levar ao exterior produtos de marca própria, hoje presentes em mais de 60 países. O desempenho abriu caminho para a implantação de lojas exclusivas em centros comerciais internacionais, reforçando a estratégia de expandir o modelo de negócio para novos públicos.
O portfólio da marca é reconhecido por combinar conforto, design e tecnologia, com destaque para inovações como a palmilha Fisioflex Bibi, que proporciona a sensação de andar descalço, e para o Selo Diamante de Sustentabilidade, recebido pelo programa Origem Sustentável, que coloca a Bibi como referência em responsabilidade socioambiental no setor.
A nova certificação da ABF e Apex-Brasil chancela o avanço da companhia rumo à meta de alcançar 100 operações internacionais até 2030. Para Andrea, o reconhecimento reflete a solidez do modelo de negócio e o objetivo da Bibi que visa ampliar sua presença global. “Esse reconhecimento chega em um momento muito especial para a nossa rede. A Bibi quer colorir o mundo de laranja, cor da marca e, para isso, vem avançando com passos firmes. Além de exportarmos produtos com marca e design próprios, iniciamos a nossa jornada de internacionalização. Em outras palavras, estamos levando para outros países o modelo de negócios das lojas Bibi, já tão consolidado e respeitado no Brasil, com a intenção genuína de expandir nossa presença global.”, finaliza a presidente.






