PINTA MUNDI TINTAS triplica tamanho da rede franqueada, chega a seis estados brasileiros e aumenta faturamento em 104,27%

De fácil operação e baixo investimento, a rede PINTA MUNDI TINTAS consolida sua presença no mercado.

Um ano excepcional para os negócios. Assim pode ser definido 2020 para o varejo de tintas, em especial para a rede PINTA MUNDI TINTAS, que opera por franquias, iniciou 2020 com 18 lojas (sendo dez delas franqueadas) e fecha o ano com 40 lojas em operação e em fase de implantação. “Triplicamos o número de unidades franqueadas e estamos muito contentes porque 80% dos nossos franqueados já têm intenção de abrir a segunda loja”, diz Nassim Katri, franqueador.

Em relação ao faturamento, a PINTA MUNDI TINTAS revela que o índice cresceu 104,47%. “O setor de construção civil, de modo geral, sentiu um aquecimento neste ano. O brasileiro adquiriu novos hábitos e perceberam que melhorar o ambiente onde moram aumenta a qualidade de vida”, explica o empresário.

Ações durante a pandemia

O crescimento do faturamento das lojas PINTA MUNDI TINTAS também está ligado a uma série de atitudes tomadas pela marca durante a pandemia.

Em março, quando as primeiras medidas sanitárias governamentais foram adotadas e não se sabia se as lojas ficariam fechadas por muito tempo, a franqueadora suspendeu o pagamento dos royalties das unidades franqueadas, dando carência para que elas tivessem estrutura para operarem. “Sabíamos que o faturamento das lojas cairia e essa foi a forma de apoiarmos nossos franqueados. Não havia nenhuma orientação do setor nesse sentido, mas nossa experiência mercadológica nos deu o direcionamento correto e suspendemos os royalties”, lembra Katri.

A marca também apoiou os pintores, profissionais que são parceiros do negócio. Durante a pandemia, criou, em conjunto com a indústria de tintas Sherwin-Willians, uma campanha de valorização deste profissional. “Foi incrível poder apoiar pintores a conseguir trabalho durante um período tão difícil para todos. A partir da campanha, muitos relataram conseguir a confiança de contratação por condomínios e empresas, que antes seria impossível”, informa o franqueador.

A expansão da marca

Shirleine Diniz, executiva responsável pela expansão da marca PINTA MUNDI TINTAS, assumiu a expansão em junho de 2019, quando a rede possuía dez lojas próprias e apenas três franqueadas. De lá para cá, ela se dedica a buscar os franqueados adequados à parceria com a marca. “Procuramos investidores que se identifiquem com o negócio e entendam que a manutenção do padrão da marca e o atendimento diferenciado são os fatores que fazem da marca PINTA MUNDI TINTAS um sucesso”, revela.

Presente em seis estados (Bahia, Minas Gerais, Paraná, Roraima, Santa Catarina e São Paulo) e com interesse em cidades acima de 40 mil habitantes do interior de São Paulo, Sul, Sudeste e Nordeste, a marca tem a meta de dobrar o número de unidades franqueadas até o final de 2021. “Isso se dará tanto pela entrada de novos franqueados na rede quanto pela abertura da segunda loja por franqueados que já fazem parte da PINTA MUNDI TINTAS. 80% dos nossos franqueados já manifestaram o desejo de ter a segunda loja e obter essa confiança por parte de quem já está na rede é a prova de que estamos no caminho certo”, pondera a executiva.

Os planos de Shirleine são ambiciosos – mas, factíveis. Isso porque o investimento em uma loja da PINTA MUNDI TINTAS é acessível: a partir de R$ 159 mil, é possível inaugurar uma unidade compacta da marca. Além disso, a operação é simples, sendo que o franqueado e um colaborador são suficientes para gerirem o negócio.

Dentre os outros atrativos, o fato de o tipo de negócio não exigir ponto em shoppings atrai quem não pode pagar luvas altas por um ponto comercial – além de esse ‘detalhe’ ser importante para quem não quer ficar escravo de horários insanos de trabalho e fundos promocionais deste tipo de empreendimento imobiliário. “Quem tem loja em shopping sabe que é um negócio exaustivo, porque o turno é superior a 12 horas diárias de loja aberta. Além disso, recebe-se mercadoria fora do horário comercial, paga-se fundo promocional e existem outras exigências que podem inviabilizar o negócio. Em nossa operação, nada disso existe, tornando-o muito lucrativo. Quem não conhece nosso ramo, deve informar-se sobre ele, porque se surpreenderá ao conversar com nossos franqueados”, incentiva Shirleine Diniz.

Multifranqueados na rede: o primeiro passo

Não há nada que demonstre mais confiança em uma marca – e sua lucratividade – do que os franqueados abrirem a segunda loja. E, na PINTA MUNDI TINTAS, 80% dos franqueados já manifestaram a intenção de fazê-lo – sendo que alguns já estão em processo de abertura, outros estão escolhendo ponto e os primeiros já inauguraram a segunda unidade.

Os dos sócios Gislan Santos e Inaldo de Souza já operam duas lojas em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Quem conheceu a marca primeiro foi Santos, que abriu uma PINTA MUNDI TINTAS em 2018. Em 2020, ele uniu-se a Souza e inaugurou a segunda unidade em bairro vizinho. “Acredito muito no negócio e quero ter várias lojas”, prevê.

A PINTA MUNDI TINTAS é uma franquia para quem não sabe nada de tintas ou de varejo. O franqueado recebe todo o treinamento necessário para operar a loja, desde o começo. Por ser um negócio de muito baixa complexidade, com estoques não-perecíveis, de longa validade, fácil manuseio e fácil operação, é ideal para quem nunca trabalhou com varejo.

É, também, indicada para quem é do ramo da pintura, como pintores e empresas de pintura profissional. “Somos bastante procurados por esse perfil de franqueados, que unem dois negócios com grande sinergia, tendo a possibilidade de um empreendimento beneficiar o outro”, explica Shirleine.

Já o casal Alessandra e Ricardo Przadka, com loja no bairro do Tucuruvi, em São Paulo, opera uma unidade de sucesso e inaugurará a segunda loja no começo de 2021, em Lauzane Paulista. Os preparativos estão a todo o vapor. Entre uma loja e outra, houve um espaço de quase dois anos para a consolidação do negócio e a segunda loja será custeada com o retorno do investimento da primeira unidade franqueada. “Temos uma filha adolescente e ela precisa de bastante atenção. O fato de a Pinta Mundi não depender de mim o tempo todo ajuda nessa jornada, porque sei que se eu me ausentar, o negócio não para. Além disso, não abrimos aos domingos e isso não gera impacto sobre nosso faturamento, o que nos dá tempo para realizar outras atividades que, atualmente, nos são fundamentais”, avalia Alessandra, que está plenamente satisfeita com o negócio.

Resumo dos números da PINTA MUNDI TINTAS

– Triplicou o número de unidades franqueadas em 2020
– 104,27% de crescimento em faturamento da rede
– Presente em seis estados: Bahia, Minas Gerais, Paraná, Roraima, Santa Catarina e São Paulo
– 80% dos franqueados já manifestaram o desejo de ter a segunda loja