Pelo terceiro ano consecutivo Maple Bear está entre as 20 melhores multinacionais para se trabalhar no Brasil em 2021

Rede de escolas bilíngues está no TOP 20 na lista de multinacionais até 99 colaboradores, aponta GPTW

A Maple Bear, rede de escolas de ensino bilíngue com metodologia canadense, foi destaque, pelo terceiro ano consecutivo, no ranking de Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil promovido pela consultoria global GPTW. Criada nos EUA nos anos 1980, a GPTW atua hoje em 90 países e se tornou referência por sua certificação e ranking de melhores práticas no ambiente de trabalho. A Maple Bear figurou no TOP 20 do ranking GPTW de multinacionais até 99 colaboradores. A 3ª edição contou com 1.222 empresas inscritas, representando 53.737 funcionários.

“Nossa cultura e práticas vem amadurecendo ano a ano, o que resultou, mais uma vez, em um dos mais importantes reconhecimentos da área de gestão de pessoas. Acreditamos que se cuidarmos bem do time, ele cuidará bem dos alunos, das famílias e dos donos das escolas. Por isso, durante a pandemia, além de promover um ambiente virtual de trabalho estimulante e acolhedor, investimos mais em iniciativas de bem-estar e de atenção à saúde mental da equipe”, afirma Roberto Publio, diretor de Gente, Gestão e Inovação da Maple Bear Latam.

A certificação e a posição no ranking são concedidas com base em duas etapas de avaliação: a quantitativa (pesquisa de clima organizacional) e a qualitativa (avaliação das práticas de RH da empresa). O índice geral (Trust Index) da Maple Bear no ranking de multinacionais até 99 colaboradores foi de 92%, sendo que a empresa teve bons desempenhos nos cinco pilares analisados: Credibilidade, Respeito, Orgulho, Imparcialidade e Camaradagem.

Durante a pandemia, além de colocar 100% da equipe em home office, a rede compôs um mix de ações. Uma delas teve como missão melhorar a saúde mental e física dos colaboradores que atuam distribuídos tanto na sede administrativa em São Paulo quanto em Toronto, no Canadá, e para consultores espalhados pela Colômbia, México e Peru. Com o time em trabalho remoto, a marca canadense de ensino bilíngue investiu em um programa inovador em parceria com a startup YouFeel, uma HealthTech para empresas que buscam oferecer uma solução de saúde mental para a equipe. A iniciativa teve início em agosto de 2020 e foi ampliada este ano, com outras atividades que tem como objetivo promover o bem-estar dos trabalhadores, melhorar o clima e o engajamento mesmo com os desafios do distanciamento.

Outras atividades foram incorporadas pensando no bem-estar de toda a equipe. Entre elas, podemos citar: workshop mão na massa, com todo mundo trabalhando junto nos computadores; reportes em formas de tweet com vídeos divertidos para engajamento na comunicação; missões compartilhadas que potencializam habilidades que as pessoas, muitas vezes, não sabiam que tinham; criação de página interna no Instagram; medições diárias como Energy Index e Health Check para saber como está o engajamento e o sentimento do colaborador com as ações da rede; contato próximo e frequente com o líder, de forma personalizada, diferencial que motiva e conecta; eventos especiais em formato de webinars, entre outros. Essa cultura é também transmitida as escolas, tanto que em 2020, a Maple Bear Maceió foi eleita o melhor lugar para se trabalhar em Alagoas.

“Pensando sempre em promover o melhor a toda equipe, na Maple Bear cada colaborador trabalha onde se sente mais produtivo, pois o office funciona melhor para alguns, em casa para outros, além do híbrido. Também estamos bem abertos para inovação, ou seja, todos podem propor ideias no funil de inovação e ter espaço para liderar testes e experimentos das próprias ideias. Prezamos pela liberdade de expressão por meio do dress code, para que cada um tenha liberdade para se vestir e ser sua essência. Contamos com grupos de aprendizagem e job rotation, que consiste em uma estrutura horizontal, permitindo que o colaborador teste suas habilidades em diferentes desafios. E para que a equipe fique inteirada, praticamos a Cultura de Transparência. Dessa forma, todos tem o mesmo nível de informação para tomar suas decisões, do CEO ao estagiário”, finaliza Publio.