Peixe e batata frita: usar a criatividade é essencial para sobreviver no mercado de alimentação

FiChips Food mostra como foi possível criar um prato simples, típico da culinária inglesa, e transformar o negócio em uma franquia de fast-food brasileiro que foge apenas da venda dos tradicionais hambúrgueres

Saber criar um negócio diferenciado é essencial para sobreviver dentre os concorrentes. Prova disso, é quando notamos a necessidade da reinvenção dentro de qualquer empresa. Quem segue por esse caminho consegue crescer e se destacar em meio à multidão. Não basta servir algo único, mas a forma com que é oferecido esse produto/ serviço é capaz de determinar o sucesso do empreendimento.

No segmento de alimentação a inovação se faz ainda mais presente e necessária. O brasileiro que é um dos mais criativos que existem, conseguiu criar nessa última Páscoa inúmeras versões do tradicional ovo de chocolate, mas claro, substituindo o ingrediente principal. Neste ano foi possível observar variedades como ovo de empada de frango, ovo de sushi, ovo de pudim e até mesmo ovo de pão de queijo. Tudo isso porque faz parte do nosso dia a dia buscar novas experiências.

É o que fez o empresário paulista Hermes Bernardo quando criou a empresa FiChips Food, que em 2019 se tornou uma rede de franquias. Especializada na culinária inglesa, a marca nasceu com o propósito de ser o primeiro fast-food brasileiro de filé de peixe empanado com batatas fritas, e desde então vem ganhando o paladar das pessoas.

Ambiente instagramável

A proposta da FiChips é servir produtos de alta qualidade a preços justos e acessíveis, com uma pegada diferente do que já existe no mercado de alimentação. A começar pela identidade visual da empresa que proporciona um ambiente inglês, descontraído e ao mesmo tempo aconchegante.

Entre algumas características que são marcantes dentro da marca está o guarda real, um manequim criado para segurar o cardápio da casa, chamado carinhosamente de “Aquiles”, para relembrar que após o criador da marca romper o tendão de Aquiles, ficar acamado durante meses, conseguiu ter a ideia para criar a FiChips.

As lojas físicas, principalmente o modelo pub, conta ainda com a decoração de uma real cabine telefônica inglesa e um painel com o tradicional ônibus inglês que chama a atenção da criançada. Já nos modelos mais enxutos como loja de shopping, quiosque e container essas peças se fazem presente, porém, em formato de papel de parede.

“Todo negócio precisa de uma identidade visual forte e um conceito pré-definido. No caso da FiChips, por basearmos na alimentação típica do Reino Unido, nada mais natural que trazer lembranças que remetam a esse lugar. Esse tipo de estratégia é capaz de aproximar o público”, conta Hermes.

Cardápio descontraído

Os pratos da FiChips são ideais para aquela saidinha de happy hour, já que o carro-chefe é o fish and chips (peixe e batata frita). A receita londrina passou por algumas adaptações para adentrar ao cardápio brasileiro.

Hermes explica que trocou o bacalhau pela tilápia, por ser mais comum no prato brasileiro. “Porém, a escolha do peixe pode variar conforme a região em que a unidade está localizada. Em algumas localidades do Nordeste, por exemplo, um dos peixes mais consumidos é a pescada amarela. Mas o molho tártaro permanece o mesmo, independentemente do local, e ainda o aperitivo pode ser degustado com limão para dar aquele toque ainda mais especial ao sabor. A ideia foi criar algo que não fosse um monoproduto, para isso, incrementamos no cardápio receitas salgadas e doces”, explica o fundador da FiChips.

Para oferecer ainda mais opções aos clientes sem sair do conceito principal do negócio, a FiChips conta no cardápio o Fish and Onion (peixe e anéis de cebola empanada fritos), Fichips Salad, o famoso London Burguer (hambúrguer londrino), Fichips Potato (batata recheada), o delicioso escondidinho Inglês Shepherd’s Pie e como sobremesa, churros europeu e Banoffe. Todos eles podem ser servidos para viagem – em cones ou em caixinhas personalizadas.

O empresário enfatiza que a batata recheada, outro prato típico inglês, o cliente tem a opção de montar o prato do jeito que ele quiser com a escolha de até quatro itens, o que torna a FiChips uma das poucas redes a oferecer essa comodidade aos clientes. “Frequentemente realizamos a ação ‘Potato terapia – Todo mundo é feliz comendo uma batata recheada’, com foco em atrair o cliente e estimular eles a consumir esse produto nos nossos restaurantes, por ser um produto muito bom, bem recheado, com boa margem de lucro ao franqueado, e claro, um diferencial, já que hambúrguer e pizza temos muitos players oferecendo”, cita.

Outra inovação adotada pela empresa é sobre as embalagens que são usadas para as entregas. Elas possuem alguns detalhes como um respiro, para manter o produto sempre fresco e com boa temperatura. As embalagens ainda contam com ilustrações que assemelham a um jornal. É que segundo o empresário, a ideia partiu de uma lembrança inglesa também. É que no século XIX os britânicos vendiam os peixes capturados de menor valor e eram empanados e fritos e embrulhados em folhas de jornal, o que acabou se tornando um modo de alimentação barato e rápido entre a classe operária da época.

“São pequenos detalhes, mas acredite, faz toda diferença em qualquer negócio. O modo de apresentação do prato, o atendimento, o preparo desse alimento, tudo é percebido pelo cliente”, enfatiza Hermes.

Além dos aperitivos a FiChips também comercializa pratos executivos, ideais para o horário do almoço, além de combos com nomes que lembram um lugar ou algo muito conhecido em Londres, como é o caso do combo Big Ben (carne, fritas e onion); Palácio de Buckingham (peixe empanado com fritas e onion), entre muitos outros.

“Sempre estamos em busca de inovações para atrair novos consumidores a conhecerem os espaços. Na alimentação a inovação se faz muito necessária. Daí a necessidade de ficarmos de olho no que o mercado pede e nada melhor do que ouvir os próprios clientes. Exemplo disso, encaminhamos uma “carta do rei” ao cliente que faz pedido por delivery. Essa carta, nada mais é do que uma simulação, em que o rei da Inglaterra envia uma mensagem para o cliente, fazendo com que ele tenha uma surpresa ao receber o produto. A carta foi uma forma que encontramos para inserir também a comunicação da rede com o cliente final. Com ela apontamos nossas qualidades, as forças e o nosso desejo de oferecer um bom atendimento, se projetar e performar”, finaliza Hermes Bernardo, fundador e CEO da FiChips Food.