Pandemia impulsiona busca por aulas de reforço escolar

Nos primeiros seis meses do ano, a rede de franquias Monitorias Reforço Escolar aumentou quantidade de alunos em 120 %

Com o vaivém da abertura de serviços essenciais durante a pandemia do coronavírus, estudantes vêm sofrendo grandes consequências de aprendizagem. Alguns estudos já conseguem até mesmo mensurar os danos.

Mesmo com as adaptações, os alunos brasileiros do 3º ano do ensino médio, por exemplo, deverão concluir esta etapa de ensino em 2021 sabendo apenas 20% do esperado em português. Em matemática, eles poderão regredir.

O dado apresentado faz parte da pesquisa, “Perda de aprendizagem na pandemia”, promovida pelo Instituto Unibanco e o Insper. Dentre outros pontos apresentados, o estudo diz ainda que a perda de aprendizagem acumulada devido à pandemia já é estimada em 74% e que o déficit deverá impactar até a renda desses jovens ao longo da vida, retirando 0,5% do salário.

Ações imediatas para reverter o quadro

A pesquisa afirma que é possível reduzir as perdas de aprendizagem em 35% a 40% caso algumas ações sejam adotadas. Entre elas: dobrar o engajamento dos estudantes, adotar o ensino híbrido ao longo de todo o 2º semestre de 2021, adaptar currículos e acelerar o aprendizado.

E diante de toda essa realidade de incertezas, mas que vem contribuindo consideravelmente para a falta de aprendizado de jovens e crianças, muitos pais têm buscado nas aulas de reforço a alternativa para repor o conteúdo perdido.

A procura vem crescendo no mercado, e quem vem sentindo isso em números é a Monitorias Reforço Escolar – que como o próprio nome insinua, é especializada em aulas de reforço para estudantes. O CEO da marca, Rafael Rocha, conta que nos primeiros seis meses deste ano, a quantidade de alunos já aumentou cerca de 120 % em comparação aos anos de não pandemia. Atualmente são quase 10 mil estudantes matriculados.

“A demanda sempre existiu como forma de auxílio, mas aumentou com a Covid. Muitos pais começaram a nos procurar devido às dificuldades dos filhos em acompanhar as matérias. E como trabalhamos de forma individual e personalizada, atuando exatamente nas dificuldades do aluno, eles de fato aprendem e evoluem”, explica.

Rafael conta que as aulas são planejadas de acordo com as necessidades reais de cada aluno. De forma on-line, o encontro é realizado em plataformas de vídeos, como o Skype e o Google Meet e conta com o respaldo de ferramentas de ensino como lousas digitais, vídeos e materiais de apoio.

Famílias se preocupam com atraso escolar

A empresa atende estudantes a partir de 6 anos, com uma procura maior por aqueles que têm entre 12 e 16 anos. “Se antes eles estavam com a gente pela dificuldade em sala de aula, hoje, sentimos que esse número aumentou consideravelmente porque as escolas não estavam preparadas para o sistema on-line, e por isso, o conteúdo apresentado não é o suficiente e apresenta falhas. As famílias nos buscam como forma de complementação escolar porque sabem que é importante dar essa atenção para o aluno não ficar atrasado em relação aos demais quando retornar para a sala de aula. A fase escolar é muito importante para o desenvolvimento, e cada vez mais os pais tem dado atenção a isso”, aborda.

O método de ensino da Monitorias Reforço Escolar, envolve avaliação, personalização, aprendizado e suporte para que o processo de aprendizado seja o mais natural, rápido e intuitivo, o que garante, de acordo com o CEO, um aprendizado dez vezes maior do que aulas convencionais.

Inclusive, ao fim de cada aula, são fornecidas aos alunos informações importantes do desempenho dele para que os responsáveis possam verificar como foi a aula.

Inserção no franchising

No mercado desde 2014, a marca entrou para o franchising no ano passado. Desde então, já conquistou 27 unidades que atendem 39 cidades brasileiras. Sucesso que vem sendo estimulado justamente pela acessão do segmento no mercado.

Até o fim do ano, segundo Rafael, o objetivo é alcançar o dobro de alunos a nível Brasil. “Mais do que nunca as aulas de reforço estão em evidência no país e no mundo. Fora a procura, nós oferecemos um serviço de extrema qualidade, com resultados garantidos e a baixo custo – quebrando paradigmas de que aulas de reforço escolar são caras. Nossa expectativa é de ajudar milhares de brasileiros a passar por essa fase tão difícil com um ensino de alto nível”, finaliza o empresário.