Padronização em franquias vai além da aparência

A franquia é um modelo de negócio que vem crescendo cada vez mais. O setor teve um aumento nominal de 8,4% no segundo trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2017. O faturamento passou de R$ 37,565 bilhões para R$ 40,734. Os dados são da Pesquisa Trimestral de Desempenho do Franchising divulgada pela ABF – Associação Brasileira de Franchising. Segundo especialistas, muitos optam por esse tipo de investimento pelo conhecimento de mercado do franqueador e a força da marca, por isso manter o padrão é tão importante na hora de se tornar um franqueado.

“O padrão deve ser seguido em todas as partes do estabelecimento. No caso da Splash até o liquidificador implica na finalização do produto, então, é importante que cada um dos nossos franqueados tenham o mesmo tipo de material para trabalhar”, alerta Lucas Moreira, especialista em Franchising e sócio-fundador da rede de franquias Splash, cafés e bebidas urbanas. Além do layout da marca, uma franquia de sucesso precisa seguir um padrão de cores, uniforme, produtos, preços e tipo de atendimento. Todos estes elementos devem ser exatamente os mesmos em qualquer estabelecimento franqueado.

Um planejamento estratégico é o ínicio do trabalho do franqueador para que os franqueados sejam bem treinados e saibam como lidar com o negócio sem perder a qualidade e prejudicar a marca. Mas esse processo não é algo engessado, sugestões são bem vindas. “Caso um franqueado tenha uma ideia de melhoria para a marca, uma avaliação será feita e, caso não comprometa o padrão de qualidade dos produtos, as mudanças devem ser realizadas em todas as unidades”, ressalta Lucas.

Um cliente que frequenta um estabelecimento em São Paulo, por exemplo, e se encanta com o atendimento do local buscará e indicará a rede por estes estes motivos. Caso ele vá a uma franquia em outra cidade e percebe uma diferença no comportamento, ele se decepcionará e não voltará mais. “O consumidor que procura uma franquia está em busca da mesma qualidade que encontrou na outra unidade, o que é um fator indispensável em qualquer negócio”, explica Georgios Frangulis, CEO e cofundador da OAKBERRY. “Esse conceito se aplica em franquias internacionais. Em continentes diferentes, o consumidor encontra o mesmo produto com a mesma qualidade”.