A pandemia trazida pelo covid-19 trouxe muita preocupação para investidores, além de deixar uma parte da população desempregada. Foi necessário se reinventar e, um setor visto com bons olhos é o franchising. Um modelo de negócios já testado e consolidado no mercado acaba sendo a saída para quem quer investir, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias no Brasil faturou 168 bilhões de reais entre o quarto trimestre de 2019 e o terceiro trimestre de 2020 – 12 meses. Foi também o setor responsável por 1 milhão de cargos no segundo trimestre de 2020.
Os dados promissores e otimistas, mesmo em meio ao cenário caótico de 2020, mostram que as franquias conseguiram se reinventar. Seja por meio de delivery, educação à distância, marketing digital e/ou videoconferência. Para a Leiza Oliveira, CEO do Centro de Formação Minds Idiomas , o grande desafio foi o estabelecimento de regras em decorrência da pandemia diferentes em cada estado, e em cada região. “Buscar um meio em que pudéssemos padronizar as ações e que se encaixassem nas múltiplas realidades vividas pelos nossos franqueados foi desafiador e também um ponto que nos fez refletir muito. Vimos uma oportunidade de concretizar algo que já vínhamos desenhando há mais ou menos 2 anos, lançamos o modelo de franquias para coworking neste ano de 2021. O que nos fez ter a garra e o planejamento de fazer esse lançamento agora, em Fevereiro de 2021, foi justamente a adaptação de práticas, em cada região, em decorrência da Covid-19”, explica Leiza Oliveira, CEO da rede.
De acordo com Sylvia Helena Barros, Coordenadora da Comissão de Educação da ABF, o ensino à distância encontrou boa adaptabilidade em quase todas as faixas etárias e modalidades de cursos, para ela, o formato híbrido de ensino trará muitos benefícios ao setor, principalmente por aumentar o acesso à educação de qualidade a quem tinha dificuldade de estar presencialmente em uma sala de aula.
Neste âmbito, a rede CEBRAC (Centro Brasileiro de Cursos), apostou no desenvolvimento de sua plataforma online investindo em Inteligência Artificial. “Lançamos o sistema Pronline, que busca levar a prática além do presencial, incluindo atividades e sistemas para que o aluno desenvolva o aprendizado. Buscamos quebrar as barreiras sala de aula virtual e fazer com que nossa metodologia seja prática mesmo à distância”, diz Rogério Silva, CEO do CEBRAC
Em alusão ao oscar, a cerimônia mais querida entre fãs da sétima arte, e após um estudo das pesquisas e cases da ABF (Associação Brasileira de Franchising), veja as 4 franquias de educação promissoras para receber o oscar do franchising 2021:
A Minds Idiomas é uma rede consolidada com mais de 70 escolas pelo país. Mesmo com a pandemia, não fechou nenhuma unidade. E, ainda, neste ano lançou o seu novo modelo de microfranquia, com investimento de 69 mil reais, e lucratividade de até 35 mil reais mensais. A rede revolucionou a metodologia de ensino em inglês inserindo a gamificação no aprendizado de seus alunos. Atualmente a Minds tem a modalidade de ensino híbrido se adequando melhor à rotina de seus alunos e todos os docentes foram treinados para as aulas ao vivo/online.
A franquia de aulas de gastronomia se adequou à pandemia, e viu muitas pessoas procurando se especializar durante o isolamento. E, ainda muitas pessoas que saíram dos seus empregos buscarem na culinária sua fonte de renda. Com viés empreendedor, precisaram rever suas aulas e montar um cronograma para ser acompanhado em casa. E, com a abertura gradual, as escolas já voltaram a funcionar com a capacidade reduzida. Com investimento a partir de 250 mil e lucratividade média de 25% a 35%.
• Cebrac (Centro Brasileiro de Cursos)
O Cebrac , no ano de 2020, conquistou mais um selo de excelência da Associação Brasileira de Franchising. A rede de cursos profissionalizantes, lançou para 2021 o sistema Pronline, onde o aluno tem aulas presenciais e online. O CEBRAC, ainda apostou em inteligência artificial para ampliar o seu sistema educacional, criando cursos de acordo com a capacitação dos alunos. Ainda aproveitou o ano de 2020 para rever a grade curricular, e ampliou a carga horária de diversos cursos disponibilizando QR Codes para o aprofundamento dos alunos. O investimento inicial para ter uma unidade vai de 300 a 350 Mil, e a rede tem grande potencial em cidades do interior. O lucro médio é de 25% do faturamento mensal que vai de 150 a 170 mil reais.
A rede de franquias Embelleze, traz em 2021 a Jojo Todynho como garota propaganda, ampliando ainda mais o caráter empreendedor de seus cursos na área de beleza. Com mais de 2 milhões de alunos formados, a rede também precisou rever a grade curricular e ampliar os cursos através da plataforma online. Agora, com a abertura de algumas localidades, já voltaram com turmas presenciais e alunos reduzidos nas salas. Além de ampliar sua venda de produtos online. Com investimentos a partir de 119 mil reais, possui uma margem de lucro de 25% a 30%.